SISTEMA CARDIOVASCULAR

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014
Doenças cardiovasculares

São doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração. Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral), etc. Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem umefeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.
Infarto do Miocárdio
O Miocárdio é o tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátilgeradora do fluxo sanguíneo.
A Morte de um tecido por irrigação sanguínea insuficiente, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com consequente lesão irreversível do músculo cardíaco causa o infarto que HiDoctor Software Médico
HiDoctor Software Médico
Ampliar
HiDoctor Software Médico
HiDoctor Software Médico é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco), que deve-se àfalta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sanguíneos que irrigam o miocárdio (artérias coronárias) podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração. As placas de gordura localizadas no interior das artérias podem sofrer uma fissura causada por motivos desconhecidos, formando um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração semsuprimento de sangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. Esta situação vai levar à morte celular (necrose), a qual desencadeia uma reação inflamatória local. O infarto também pode ocorrer em vasos coronarianos normais quando as artérias coronárias apresentam um espasmo, ou seja, uma forte contração que determina um déficit parcial ou total no suprimento de sangue ao músculo cardíaco irrigadopor este vaso contraído.
O sintoma clássico é uma dor em aperto no lado esquerdo ou no centro do peito podendo irradiar para o pescoço ou para o braço esquerdo, porém em cerca de 15% dos casos, o sintoma pode ser atípico com dor no lado direito do peito, suor, enjôo, vômitos, dor no estômago, falta de ar, tonteira ou palpitações. Esta dor tem duração maior que 10 minutos, pode ter diferentesintensidades ou ainda sumir e voltar espontaneamente.
Infelizmente, nem todos os pacientes têm este sintoma. Os diabéticos, por exemplo, podem ter um infarto sem apresentar dor.
fatores de risco: Colesterol alto, sedentarismo, tabagismo,Hipertensão arterialMenopausaEstresse
• Excesso de peso
• DiabetesHistória familiar ou predisposição genética
• Idade
• Alterações hemodinâmicas: hipertensãoarterial, hipotensão, choque, mal-estar, etc.

Hipertensão
É uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral,enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crónica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida. A hipertensão raramente é acompanhada de outros sinais ou sintomas, e o seu diagnóstico usualmenteacontece depois de um rastreio ou durante uma consulta médica por outros problemas. Uma parte significativa de hipertensos revela sofrer de dores de cabeça sobretudo na occipital (parte posterior da cabeça) e durante a manhã, assim como vertigens, zumbidos, distúrbios na visão ou mesmo episódios de desmaio.

Varizes
São dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. As mais comuns são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Cardiovascular
  • Sistema Cardiovascular
  • O sistema cardiovascular
  • O sistema cardiovascular
  • sistema cardiovascular
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!