Sistema cantereira

418 palavras 2 páginas
Com as atuais condições climáticas do Brasil e do resto do mundo, mas especialmente, em nosso país, em que o verão tem castigado toda a população, as temperaturas estão cada vez maiores e as chuvas cada vez mais distantes. Cresce cada vez mais o interesse das pessoas na previsão do tempo, pois toda a população está com sede de chuva.
Sistema Cantareira e a falta de água
O sistema Cantareira é um dos maiores reservatórios do mundo em abastecimento de água destinado a região metropolitana da Grande São Paulo. Foi inaugurado em 1973, há 40 anos, devido à preocupação sobre o crescimento rápido da população do estado de São Paulo. É um sistema administrado pela Sabesp, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas. Em litros de água, comporta em torno de 990 milhões de m³ a atinge os municípios de Bragança Paulista, Piracaia, Vargem, Joanópolis, Nazaré Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã, São Caetano e Caieiras, além da cidade de São Paulo.
Devido à falta de chuvas durante esse verão quente e seco, o reservatório está no limite de sua capacidade de abastecimento, com apenas 19,8% de sua capacidade.

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, está preocupado com a situação alarmante sobre o estado do sistema Cantareira e lançou uma campanha junto àCompanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no início do mês de fevereiro, com desconto de 30% na conta para quem economizar água. Em menos de uma semana, já economizamos 300 milhões de litros de água, o que daria para abastecer em torno de 90 mil habitantes, conforme noticiário. Você tem ideia de quanto é isso? Muita água!
A população precisa ter consciência de que economizar não faz bem apenas para o bolso, mas também ajuda a natureza e a todas as pessoas do mundo. A água é o nosso maior bem e deve ser preservado. Tudo que é usado em demasia acaba, portanto devemos preservá-la e toda a natureza como forma de vida.
Se em uma semana reduzimos 300 milhões de litros de água, podemos ainda

Relacionados

  • Falta d'água em São Paulo e Rio de Janeiro
    481 palavras | 2 páginas
  • clipping
    977 palavras | 4 páginas
  • Sócioeconomia e geopoítica - globalização
    986 palavras | 4 páginas