SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL

Páginas: 8 (1790 palavras) Publicado: 2 de janeiro de 2014
Sistema Brasileiro de TV Digital


Introdução:

Em 1999, a Anatel, com o estabelecimento de termo de cooperação técnica com o CPqD, deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a tomada de decisão quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens. A escolha do CPqD para a prestação desses serviços considerou nãoapenas o histórico de serviços prestados à Agência e às empresas operadoras da antiga Telebrás, mas o elevado domínio técnico das tecnologias de compressão digital de sons e imagens.
Em 27 de novembro de 2003 foi fundado o Comitê do SBTVD, responsável pelos estudos que definiriam o padrão a ser adotado no país. Após estudos conduzidos juntamente com universidades e emissoras de televisão, o sistemafoi apresentado no dia 13 de novembro de 2005 pelo Ministério das Comunicações.
A conclusão a que se chegou foi que o melhor sistema de TV digital para o Brasil seria o ISDB-T, desenvolvido pelo Japão. Assim, em junho de 2006 o governo brasileiro anunciou a escolha do ISDB-T como base para o desenvolvimento do SBTVD.
O padrão ISDB-T é utilizado atualmente nas áreas metropolitanas do Japão. Omesmo foi defendido publicamente muitas vezes pelo Ministério das Comunicações e pelas empresas de comunicação brasileiras. Essa preferência era justificada pela capacidade do sistema atender a equipamentos portáteis, permitindo que o público assista TV, por exemplo, em celulares, mini-televisores e outros dispositivos móveis.
Essa capacidade foi um dos pontos decisivos para a escolha do sistemaque, seguindo o desejo do governo brasileiro, também deveria proporcionar alta definição e interatividade para terminais fixos e móveis.
Os pesquisadores brasileiros acrescentaram uma série de atualizações no ISDB-T, como a adoção de padrões de compressão digital de áudio e vídeo mais modernos e eficientes do que os atuais sistemas de TV digital em funcionamento no mundo. Essas característicaspermitem ao SBTVD a transmissão de conteúdo de altíssima qualidade para os telespectadores, possibilitando ao mesmo tempo a recepção móvel e portátil dos sinais de TV digital, nos mais diversos tipos de dispositivos, como celulares, mini-televisores, notebooks etc.
Tudo isso sem custos para o consumidor, uma vez que o SBTVD é um sistema de televisão digital aberto, livre e gratuito.
No DVB-T (DigitalVideo Broadcast Terrestrial), o padrão europeu, por exemplo, a transmissão para dispositivos móveis é tarifada pelas operadoras de telefonia.
O início das transmissões do SBTVD ocorreu no dia 02 de dezembro de 2007, em São Paulo. Depois vieram outras cidades. 
Cronograma de implantação da TV Digital no Brasil:



Outros países
Brasil,  Peru,  Argentina,  Chile, Venezuela, Equador, CostaRica, Paraguai, Bolívia, Nicarágua e Uruguai já anunciaram a adoção do padrão brasileiro de televisão digital ISDB-T.
É provável que outros países da América Latina adotem o SBTVD, garantindo a integração e a facilidade de suprimento de peças, equipamentos e soluções para o mercado de TV digital. Para alcançar esse objetivo o Fórum SBTVD e o governo brasileiro têm trabalhado em conjunto, realizandodemonstrações do sistema em várias nações do continente.
É importante ressaltar que essa foi a primeira vez que se conseguiu realizar, no mundo, um trabalho de desenvolvimento e implementação de um sistema de TV digital por meio de parceria entre emissoras de TV, fabricantes de transmissores, de receptores, a indústria de software, universidades, centros de pesquisa e o governo federal.Informações técnicas
Modulação e codificação – Apesar da escolha do ISDB-T como base para modulação, a codificação de vídeo utilizada é H.264/MPEG-4 AVC, enquanto no Japão se utiliza o MPEG-2.
Especificações técnicas
Aplicações: EPG, t-GOV, t-COM, internet
Middleware: Ginga, que em breve possibilitará a interatividade
Compressão: Áudio: MPEG-4 AAC | Vídeo: MPEG-4 AVC = MPEG-4/10 = H.264...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A implantação do sistema brasileiro de tv digital
  • Sbtvd – sistema brasileiro de tv digital
  • Sistema de TV Digital
  • Sistema de transmissão de tv analógica e digital
  • Sistema brasileiro de televisão digital (sbtvd)
  • Artigo sobre sistema brasileiro para TV hellip
  • TV Digital
  • TV DIGITAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!