Sistema AGV

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Uso dos AGV’s avança na movimentação industrial

Indústrias automobilística e farmacêutica são as que mais têm feito uso destes equipamentos. Mas, nesta matéria especial, outros itens são abordados: vantagens, custos e, também, os LGVs – Veículos Guiados a Laser. A tecnologia está cada vez mais presente nos processos de movimentação industrial. Com isso, os AGV’s (Veículos AutomaticamenteGuiados), de acordo com algumas empresas que desenvolvem estes equipamentos, vêm sendo muito procurados, principalmente pelas indústrias automobilística e farmacêutica.

“Têm surgido várias consultas para estudos de aplicação de AGV’s, porém todas elas levam muito tempo para maturação. A maioria das oportunidades de negócio está nas indústrias automotiva, de autopeças e farmacêutica”, comentaEttore Cimino, gerente de projetos da Automatec (Fone: 11 5511.3818), que fornece AGV’s tipo rebocador, que podem rebocar um ou vários carrinhos, simultaneamente, e AGV’s carregadores, onde a carga é colocada diretamente sobre o equipamento – todos monitorados por radiofreqüência e sistema supervisório, tendo, ainda, um sistema de guia indutivo, no qual um condutor é instalado embutido no piso em todoo trajeto do AGV; e o sistema de guia ótica, no qual uma fita ou pintura de uma faixa é feita no piso por onde passará o equipamento.

Para Felipe Hoffmann, diretor da ISA do Brasil (Fone: 47 3027.7773) – que desenvolve o AGV Especial, cuja mecânica é construída em função do tipo e peso da carga a ser transportada; o AGV Seriado, que tem mecânica baseada em empilhadeiras/paleteiras e rebocadorespadrão; e o RGV, que é um tipo de AGV guiado por trilho – além das indústrias citadas por Cimino, vem crescendo, também, o número de pedidos de estudos feitos pela indústria metalmecânica.

No que tange as aplicações nas quais vêm sendo empregados os AGV’s, o executivo da ISA do Brasil destaca o abastecimento de kits de montagem que precisam ser levados dos “supermercados” até as linhas demontagem. “Também estamos encontrando com maior freqüência aplicações para o transporte de mercadorias entre galpões das fábricas, onde os AGV’s precisam ser capazes de suportar condições de tempo, como a chuva”, complementa.

Vantagens

Para Cimino, da Automatec, os AGV’s podem substituir qualquer tipo de rebocador ou empilhadeira guiada por um operador e utilizados no chão de fábrica paratransporte horizontal de materiais e equipamentos. Ele diz que hoje em dia é muito comum encontrar empilhadeiras sendo utilizadas apenas para movimentação horizontal de materiais, o que julga ser um grande desperdício.

Na visão do gerente de projetos da Automatec, a grande vantagem destes equipamentos é o fato de não necessitar de um operador. “Em sistemas mais sofisticados podemos ter um sistemasupervisório e os AGV’s com comunicação por radiofreqüência, sendo monitorados em todo seu trajeto na tela de um microcomputador”, explica.
Ele acredita que outra grande vantagem em relação a outros equipamentos de movimentação é que os AGV’s podem manter um nível de serviço muito constante e com grande cadência, já que trafegam em velocidade constante e não fazem paradas que não estejam programadase nem desvios de rota, como as empilhadeiras ou rebocadores guiados por um operador.

Hoffmann, da ISA do Brasil, por sua vez, garante que são várias as vantagens oferecidas pelos AGV’s, e cita as linhas de montagem que utilizam correntes embutidas no piso ou sustentadas no ar (power and free): “podem facilmente ser substituídas, pois os custos de infra-estrutura e instalação, que são enormesnestas soluções, compensam o custo dos carros AGV’s. Desta forma, a solução fica muito mais clean e com manutenção simples e barata”, afirma.

Ele lembra, ainda, dos transportadores roletados, que ocupam um grande espaço no layout da planta, e explica que substituindo estes transportadores por AGV’s, que atuam nos mesmos corredores dos pedestres, haveria ganho de espaços para a produção....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ROBÓTICA AGV EM SISTEMAS DE MANUFATURA.
  • Implanta O De Um Sistema AGV Ve Culo Guiado
  • Agvs
  • AGV
  • Robos AGV
  • AGV LEGO
  • AGV definição
  • TCC AGV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!