Sistemática

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
Taxonomia

A palavra "taxonomia" deriva do grego, onde "taxon" significa arranjo e,"nomus" significa lei. Pode ser definida como a ciência que se ocupa da classificação dos seres vivos, utilizando um sistema uniforme que expressa, da forma mais fiel, o grau de semelhança entre eles. Ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo comas características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal. A taxonomia se divide em dois grandes ramos. Um deles, a sistemática, trabalha com a divisão dos animais em grupos de acordos com suas semelhanças; e a nomenclatura, trabalha na definição de normas universais para a classificação dos seres vivos com o intuito de facilitar o estudo das espécies aoutilizar uma denominação universal.
O homem primitivo possuía um grande envolvimento com a natureza, pois, convivia com ela de forma muito mais intensa que o homem urbano, ou seja, homem dos dias atuais. Era necessário um mínimo de conhecimento - no presente caso o conhecimento empírico - para diferenciar os seres presentes no seu dia-a-dia, pois, dessa forma, os primitivos conseguiam separaras plantas em comestíveis, mágicas e com propriedades medicinais, o mesmo ocorria com os animais, onde eram diferenciados em perigosos (grandes predadores), e animais que poderiam se tornar alimento. É notável a importância na classificação dos seres para a sobrevivência humana.
Segundo alguns registros históricos, aproximadamente 3 séculos antes de Cristo, ocorreu a primeira tentativa declassificação dos seres vivos, tal tentativa foi mediada por Aristóteles (Grécia, 384-322 aC), onde, classificou os animais em "sem sangue vermelho" e com "sangue vermelho. Teofrasto (Grécia, 370-285 aC), aluno de Aristóteles, seguiu essa tradição e, escreveu uma classificação onde apresentava mais de 480 plantas, denominada Historia Plantarum. É notável que tais classificações não possuem um grandecaráter científico e, não possuem nenhuma praticidade, então começaram a surgir novas tentativas de classificar os seres vivos presentes no nosso planeta.
Com o desenvolvimento tecnológico de alguns artefatos científicos, como as sofisticadas lentes ópticas que, de certa forma, teve grande importância para o avanço das descobertas taxonômicas, alguns cientistas da época tiveram seutrabalho facilitado, pois, devido a esse avanço, se tornou possível uma melhor descrição dos caracteres morfológicos dos organismos. Andrea Cesalpino (Itália, 1519-1603), foi um dos estudiosos que se beneficiaram com essa "evolução e, em 1583 publicou sua grande obra intitulada "De Plantis", onde descreveu mais de 1.500 espécies de plantas, por esse fato é conhecido por muitos como o primeirotaxonomista.
No século XVIII os seres vivos começaram a ser classificados de acordo com sua história evolutiva e desenvolvimento embriológico até que, mais especificamente em 1735, o naturalista sueco Carl von Linné, mais conhecido na comunidade científica como Lineu, publica sua obra Systema Naturae, onde apresenta os seres vivos -nesse caso em específico as plantas- , agrupados em classes, ordens,gêneros e espécie.
Conhecida como a profissão mais antiga do mundo, a taxonomia possui caráter muito importante, pois, devido a grande presença de seres vivos no nosso planeta, essa ciência nos ajuda na elaboração de inventários e descrições sobre a biodiversidade aqui presente, dessa forma, facilitando a compreensão do mundo em que vivemos. Apesar da importância anteriormente atribuída àtaxonomia, essa ciência não é muito valorizada, inclusive sendo tratada algumas vezes como uma ciência fora de moda. Para algumas empresas de fomento à pesquisas, o ato de praticar taxonomia é visto como insuficiente, fato que limita a ascensão dessa ciência. Estimular jovens para a prática da taxonomia tem se tornado uma tarefa muito complicada, pois, exige grande conhecimento e dedicação, o que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemática
  • Sistematica
  • Sistemática
  • sistemática
  • sistematica
  • sistematica
  • sistematica
  • Sistematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!