Sisteams agroflorestais

1840 palavras 8 páginas
Sistema Agroflorestais (SAF’s) e Reflorestamento para captura de Carbono e Geração de Renda
Objetivo: Promover a fixação do carbono e melhorar a renda de agricultores familiares assentados.
A implantação de SAF’s contribuiria principalmente para a melhoria de renda e serviços ecossistêmicos locais, no contexto atual do mercado global de carbono.
Introdução: o trabalho relata uma pesquisa interdisciplinar sobre o potencial do mercado de carbono em contribuir para o desenvolvimento rural sustentável em áreas de pequena produção agrícola da Mata Atlântica brasileira, através do reflorestamento em SAF’s visando a recuperação de áreas degradadas. Enfatiza o potencial de SAF’s em equilibrar o objetivo de otimizar a manutenção de estoques de carbono nos usos do solo terrestres, ao mesmo tempo que contribui para aumentar a renda de agricultores familiares assentados.
Protocolo de Quioto e Mecanismo do desenvolvimento Limpo (MDL):o que implica em incertezas do projeto.
Dividi-se em 5 linhas principais: 1. Caracterização sócio-econômica do raio de influência; 2. Avaliação das terras na área de influência da usina; 3. Estimativa do estoque de carbono em reflorestamentos e SAF’s recentes; 4. Análise do potencial de fixação do carbono nos SAF”s propostos; 5. Análise da viabilidade financeira e institucional da implantação de SAF”s atrelado ao mercado de carbono.
Projeto construiu uma base digital através do geoprocessamento avaliando aptidão dos solos, relevo, drenagem e padrão atual do uso do solo e cobertura vegetal. Condições sócio-econômicas da região enfocada também – Seropédica/RJ.
Os custos de implantação, manutenção periódica e os retornos potenciais foram calculados ao um longo de horizontes de 21 anos.
II. Vantagens e desvantagens dos SAF’s para fixação de carbono e renda familiar: Regeneração de florestas e o reflorestamento são capazes de reduzir a concentração de gás carbônico na atmosfera e o restabelecimento de diversos serviços de importância para

Relacionados