Sisremas de aquisição de dados

1952 palavras 8 páginas
Sumario:

Sistemas de Aquisição de Dados visa apresentar os meios através dos quais os sinais físicos podem ser medidos (de acordo com as suas características), graças à sua conversão para sinais eléctricos e, posteriormente para o formato digital adequado à apresentação e processamento num sistema computacional, como por exemplo, o PC. Introdução

Introdução:

Aquisição de dados, em informática, é a recolha de informação do mundo real por forma a gerar dados que podem ser manipulados por um computador. Normalmente envolve a aquisição de sinais e formas de onda e o processamento de sinais para obter a informação desejada. Os componentes de sistemas de aquisição de dados incluem sensores apropriados que convertem qualquer parâmetro medido em um sinal eletrônico, o qual é adquirido pelo hardware de aquisição de dados. Os dados adquiridos são normalmente monitorizados, analisados e guardados num PC. Isto é conseguido usando software interativos de controle fornecido pelo produtor do hardware ou então os monitores dos dados e o seu controle pode ser levado a cabo usando uma linguagem de programação tal como experix, LabVIEW, MATLAB, Visual Basic, COBOL ou C.
Nos últimos anos houve um crescente desenvolvimento de sistemas de aquisição e tratamento digital de sinal, existindo diversos fatores que têm proporcionado a evolução nesta área:
- O avanço das tecnologias microelectrónicas, que têm possibilitado o aumento das capacidades e velocidades dos DSP’s, elemento central de uma aplicação de tratamento digital de sinal, sendo ele que confere ao sistema o nível de inteligência, autonomia e versatilidade exigido.
- O crescente desempenho dos computadores pessoais, tal como a sua relação qualidade/preço e a confiança que eles garantem aos seus utilizadores.
- A existência de cada vez mais e melhores ferramentas de desenvolvimento de software, que permitem criar aplicações de alto nível com avançados interfaces gráficos, facilitando a comunicação do homem com a

Relacionados

  • Sistemas operacionais(conceitos e aplicações) - a.silberschatz, p.galvin
    113184 palavras | 453 páginas