Sisestemas de Informações geograficas - GIS -O

1223 palavras 5 páginas
TRABALHO DE GIS – O

1. De acordo com o artigo, como é o desenvolvimento de um GIS para uma instituição pública municipal.
De acordo com o artigo, desenvolver um sistema de informações geográficas urbano é uma tarefa difícil para um governo municipal. Além da dificuldade de se representar o complexo ambiente urbano, existe ainda a necessidade de se reaproveitar dados e conhecimento. 2. Faça uma descrição da evolução das informações geográficas com relação a sua obtenção e disponibilização.
No passado a troca de informações geográficas era feita simplesmente através do envio de mapas pelo correio ou através de fitas magnéticas. Hoje, no mundo dos satélites e da Internet dois fatores são fundamentais com relação à troca de informações: primeiro o volume de informações coletadas sobre a superfície da terra aumentou demais e segundo, as modernas redes de computadores deram um caráter muito mais dinâmico à troca de informações.
3. De acordo com o trecho abaixo comente, ao seu modo de ver, o que é o fator gerador de tal problema.
“Os sistemas de informação geográficos devido a sua alta complexidade estão atrasados com relação à interoperabilidade e embora eles tenham sido caracterizados como uma ferramenta de integração, a interconexão entre estes sistemas está longe de ter sido alcançada [VBS 99].”
Por que base de um SIG-O está nas comunidades de geoinformação, onde estas comunidades foram definidas como sendo grupo de usuários que usam um mesmo modelo de objetos geográficos e produtores de informações geográficas que usam a mesma ontologia para descrever os fenômenos do mundo geográfico. Podemos citar com exemplo destas comunidades os departamentos de uma prefeitura ou diversos municípios dentro de um estado. Sendo assim fica difícil obter estas informações que são derivadas de diversos bancos de dados. Mesmo com toda tecnologia utilizada o
GIS-O, ainda precisa ser implementado para que realize de fato o seu papel em relação
a

Relacionados