sisatema imunologico

1218 palavras 5 páginas
Células que participam do sistema imunitário
As respostas imunes são mediadas por uma variedade de células e moléculas.Os leucócitos desempenham das principais ações mas outras células Também participam enviando sinais e recebendo estímulos dos leucócitos. Originadas na medula óssea onde muitas evoluem para a fase adulta por meio dos vasos sanguíneos migram junto com todos os elementos celulares do sangue inclusive hemácias(transporta 02)plaquetas (participa da coagulação),uma vez que estes se originam das células tronco da medula .
As células derivam do progenitor mieloide (precursor dos granulócitos,fagócitos mononucleares”macrófagos” células dendriticas e mastocitos do sistema imune )e do progenitor linfoide.
Progenitor linfoide ,da origem aos linfócitos que são as células que reconhecem especificamente os antígenos com morfologia de uma pequena célula redonda de um núcleo esférico ,podem ser distinguidos com base nas suas propriedades funcionais ,e proteínas especificas que expressam se distinguem em: linfócito B e linfócito T.
Macrófago :células fagocitárias mais relevantes .TEM forma diferenciadas dos monOcitos sanguíneos encontradas distribuídas em vários tecidos para dar origem ao sistema fagocitário mononuclear .função:neutralização,ingestão e destruição de partículas incluindo os biopatÓgenos alem de processar e apresentar antígenos para os linfócitos T
MicrogLiocitos : são os macrófagos do cérebro .
Células de kupffer: os macrófagos do fígado .
Macrófagos alveolares :fazem parte do tecido pulmonar .
Células dendriticas : mais especializadas na captura e apresentação de antígenos para os linfócitos T.As imaturas migram para o sangue para residir nos tecidos onde realizam a fagocitose e a micropinocitose . Após o encontro com o patógeno maturam e migram para os nódulos linfático onde encontram o ambiente adequado para apresentação de antígenos .
Granulócitos : possui grânulos em seu citoplasma que se coram densamente por corantes

Relacionados