Sir Enerst Baker fichamento I e II

1755 palavras 8 páginas
BARKER, Sir Ernest. Teoria política grega: Platão e seus predecessores. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1978. (Cap. I e II).

Teoria política grega: Platão e seus predecessores
Capítulo I e II

Capítulo 1
Tema:
“A reflexão política começa com os gregos. Sua origem está vinculada ao racionalismo claro e tranquilo da mente grega. Em vez de se projetar na esfera da religião, como os povos da Índia e da Judeia; em lugar de aceitar o mundo em confiança e de vê-lo sob a luz da fé, os gregos trilharam o caminho do pensamento e, ousando especular sobre as coisas visíveis, procuraram conceber o universo do ponto de vista da razão.” (1)
Objetivo:
“De outras formas também a existência da cidade-estado oferecia uma base para o pensamento político. Ao contrário dos estados do mundo oriental, ela não era estática; desenvolvia-se, e tinha conhecido um ciclo de transformações. Em todo o ecúmeno grego, Esparta era o único estado a manter uma tradição segura de continuidade ininterrupta de governo; nas outras cidade, tinha ocorrido um movimento quase uniforme, da monarquia à aristocracia, da aristocracia à tirania; da tirania à democracia. Essas transformações devem ter influenciado de dois modos o desenvolvimento da teoria política. Primeiramente, pela acumulação de dados que se prestavam à investigação. Em lugar de um único tipo de constituição, havia uma sucessão histórica de modelos sugerindo inevitavelmente a comparação e o debate. É possível que o terceiro desses modelos promovesse ainda mais diretamente o progresso do pensamento político. A aristocracia havia resistido à democracia; esta tinha de se manter defendendo-se das pressões da riqueza e da nobreza.” (24/25)
Hipótese:
“Parece certo, portanto, que as condições política da cidade-estado contribuíram para o progresso da teoria política; em primeiro lugar, porque a cidade era um comunidade autogovernada, cujo relacionamento com os cidadãos convidava à investigação; em segundo lugar,

Relacionados