SINTTESE

407 palavras 2 páginas
A síntese deste artigo procura nos evidenciar vários aspectos negativos e positivos que podem serem encontrados dentro do método de trabalhos em grupo.
Como aspecto negativo podemos citar a situação de que um aluno que se designa menos competente não se empenha na realização do trabalho, por achar que o restante é mais competente, ou também, o aluno mais talentoso do grupo pode não se esforçar, para que os outros não tirem vantagem dele.
Outro fator negativo é a situação de diferença de status, os alunos que possuem maior rendimento escolar são os que lideram o grupo e acabam por não levar em consideração a opinião dos que possuem menor rendimento. Isso causa um outro problema, pois de tanto insistir e ter suas opiniões e contribuições rejeitadas, estes podem se sentir rejeitados.
O grupo também pode ser prejudicado quando gasta muito esforço no planejamento da tarefa, e perde tempo em tentar realiza-la de maneira satisfatória.
Pode-se destacar também que quando uma tarefa beneficia alguns integrantes do grupo ela pode ser prejudicial para aprendizagem, por exemplo, quando uma tarefa é voltada para homens, as mulheres se sentem menos capazes, ou quando um dos membros possui maiores habilidades com a tarefa, ele opta pelo trabalho intelectual e deixa o trabalho braçal para os colegas, prejudicando a aprendizagem destes últimos.
Pode se citar também a situação de que um aluno fica esperando pelo outro, e o trabalho não traz nenhum beneficio para a aprendizagem.
Mesmo com algumas desvantagens, o trabalho em grupo também pode trazer vários benefícios.
As tarefas mais complexas acabam exigindo um maior esforço de cada participante do grupo e as tarefas que exigem maior interdependência entre os participantes, trazem muitos benefícios para a aprendizagem e para o desenvolvimento social dos alunos.
Um outro fator positivo de trabalhos grupais é a situação onde os alunos tem a oportunidade de aprender uns com os outros, mas cabe salientar que a ajuda somente é

Relacionados