SINTETIZANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA

6876 palavras 28 páginas
SINTETIZANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA

RESUMO

O atual cenário da economia é caracterizado pela competição cada vez mais acirrada, a qual modelos tradicionais e técnicas eficazes de gestão são rapidamente disseminados, exigindo das organizações uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazos.
A velocidade de ocorrência das mudanças no ambiente competitivo pode estar associada a vários fatores, onde destacam-se o desenvolvimento tecnológico, a integração de mercados, o deslocamento da concorrência para o âmbito internacional, a redefinição do papel organizacional, além das alterações do perfil demográfico e dos hábitos dos consumidores. Tais mudanças têm exigido uma reestruturação das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação, através dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação (TI).
Os Sistemas de Informação podem ser definidos como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que armazena, coleta, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização. Já a Tecnologia da Informação pode ser todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto ou no processo através de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso das informações nas organizações, incluindo aquelas utilizadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos.
Dessa forma, o principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação

Relacionados

  • Saude
    18605 palavras | 75 páginas
  • Desenvolvimento economico
    73506 palavras | 295 páginas