Sintese so texto de barus-michel sofrimento e perda de sentido: considerações psicossociais e clínicas

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
SÍNTESE DO TEXTO DE BARUS-MICHEL
SOFRIMENTO E PERDA DE SENTIDO: CONSIDERAÇÕES PSICOSSOCIAIS E CLÍNICAS

Buscar uma definição adequada para descrever o sofrimento humano não é uma tarefa fácil deser realizada. Conforme salienta Barus-Michel (2003) culturalmente, o sofrimento pode assumir formas e graus que irão variar de acordo com a época e com a sociedade em questão.
Desta maneira, tantaa filosofia como a religião vigente, ou até mesmo o status social do sujeito que sofre, podem determinar qual será a expressão deste sofrimento e a extensão do ressentimento causado pelo mesmo.
Osofrimento encontra-se na origem da condição humana, uma espécie de desfalecimento diante da nadificação da condição humana, quando o ser se confronta com a angústia de sua própria finitude, de serdesprovido, inacabado e incompleto.
A palavra sofrimento refere-se ao termo grego phérein, que, posteriormente, passou a ser designado sufferre, em latim, significando tolerar, suportar, permitir e,somente no século XVI, entre os franceses assumiu a significação da experiência de uma dor.
No Século XVI sofrer era equivalente a “experimentar uma dor” (Barus-Michel, 2003); sendo que, tal definiçãofoi assumida pelos dicionários atuais que atribuem ao sofrimento qualidades como: dor aguda, viva, dilacerante, intolerável, causadora de tristeza, angústia, infelicidade, abandono, feridas, entreoutros.
Diante de tais atributos, sofrer poderia ser traduzido em “um morrer devagarzinho”. Tal processo resultaria na perda gradativa da capacidade de controle e elaboração das sensações erepresentações simbólicas, e no esgotamento das capacidades intelectuais devido à repercussão emocional ocasionada pelo sofrer.
O sujeito que sofre vê-se afetado em sua unidade e integridade. Experimenta,portanto, uma ruptura de sentido em sua identidade, fato este que provoca angústia, desespero, depressão.
Portanto, pode-se definir o sofrimento como sendo qualitativo, subjetivo e relacionado à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese do texto "Concepções de língua, sujeito, texto e sentido"
  • Síntese do texto “Fundamentos Fenomenológio-Existenciais para a Clínica Psicológica”
  • Análise crítica do texto – considerações sobre as signficações da psicologia clínica na contemporaneidade
  • Ética e clínica na atenção psicossocial
  • Clinica da Atenção Psicossocial
  • Os sentidos do texto
  • O sentido do texto
  • Texto sem sentido.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!