Sintese do texto a criança favelada

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
A CRIANÇA FAVELADA E A ESCOLA PÚBLICA

Josildeth Gomes Consorte
Em “A criança favelada e a escola pública”, o principal foco de análise de
Consorte foi em relação às dificuldades que a criança,moradora de favela, enfrenta para se adaptar às normas da escola. De acordo com a pesquisa, diversos problemas associados à origem social e à condição econômica foram identificados, entre eles: adesorganização familiar e a falta de instrução dos pais para auxiliar seus filhos nas lições, que, em muitos casos, afetaram profundamente a vida escolar das crianças.
A favela, por causa da pobreza éconsiderada responsável pelas
dificuldades enfrentadas pelos estudantes em permanecer na escola ou pelo seu fracasso.
Segundo o texto, as crianças eram discriminadas dentro da própria escola,tendo que conviver com uma mudança constante de professores, pelos colegas de classe média.
Na maioria das vezes, as crianças faveladas não contavam com nenhuma ajuda escolar a escola não estavapreparada para receber esse tipo de aluno (camada menos favorecida). Estes alunos não correspondiam ao esperado, resultando muitas vezes na repetência e até evasão escolar. Não tinha escolas suficientespara todos; as vagas eram restritas e não acompanhavam o crescimento das cidades.
Segundo a autora essas crianças já entravam para escola em desvantagem, pois a maior parte delas não haviafrenquentado as series anteriores (jardim de infância), os pais em geral possuíam baixo nível de escolaridade, não exigiam um ensino de qualidade para seus filhos.
As crianças faveladas evadiam-se da escola erepetiam as séries por uma série de situações como, por exemplo, fatores familiares, dificuldades de adaptação ao ambiente escolar, a forma de comunicação e aprendizagem da dificuldade defamiliarização com o ambiente escolar, com a comunicação e aprendizagem, saiam da escola para trabalhar.
Para estas crianças a escola não é um meio de progresso social, é um espaço distinto das suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese de texto
  • Síntese de texto
  • sintese do texto
  • Sintese : criança e a infancia
  • Síntese Antropoloia da Criança
  • síntese do livro crianças da natureza
  • Síntese do texto Os símbolos da ausência
  • Síntese compreensiva do texto:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!