Sintese de leitura parte 5, capítulos 12,13 e apêndece. livro: a vida nas escolas: “uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação” mclaren, peter.

2090 palavras 9 páginas
SINTESE DE LEITURA PARTE 5, CAPÍTULOS 12,13 E APÊNDECE.
LIVRO: A Vida nas Escolas:“Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação” MCLAREN, Peter. Porto Alegre: ARTMED, 1997.

Síntese apresentada à disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos no Ensino Fundamental II Segmento e Ensino Médio do Curso de Educação Física Licenciatura da Escola Superior de Educação Física – ESEF.

Orientador Profº. Drº Marcelo Tavares

Recife
2013.1
CAP. 12
PEDAGOGIA CRÍTICA, MULTICULTURALISMO E A POLÍTICA DO RISCO E RESISTÊNCIA: uma resposta a Kelly e Portelli

O autor ao ser convidado a responder aos ensaios de Kelly e Portelli sobre sua produção A Vida nas Escolas, afirma ser necessária a resposta para estabelecer um diálogo contínuo entre professores e estudantes que dividem interesse em comum na luta peã liberdade e transformação social democrática.
Ele concorda quando dizem que sua discussão de gênero em A Vida nas Escolas não teve aprofundamento teórico quando comparada às outras seções do livro. Esclarece também que a produção é uma tentativa de solucionar sua própria formação subjetiva, convidando os leitores a questionar suposições que informam suas próprias identidades e comportamentos como agentes sociais, tendo como principal objetivo oferecer uma leitura crítica de sua primeira formação ideológica como professor. Sobre A Vida nas Escolas todos concordaram que deveria haver maior destaque a pesquisadoras feministas e às mulheres negras e maior referência à educação sexual e à luta contra práticas escolares homofóbicas. Em uma crítica aos ensaios o autor afirma que Kelly escolheu concentrar-se em relacionamentos de textos e autores em vez de textos e leitores, e é fato que textos não são objetos independentes da análise, a mesma crítica poderia ser aplicada a Portelli, embora o mesmo tenha sido um pouco mais auto-reflexivo sobre a localização de sua própria leitura.
Aqui o autor esclarece sua decisão em deixar o

Relacionados