Sintese De Compostos 9

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
SÍNTESE DE COMPOSTOS

1. INTRODUÇÃO
Uma reação química, ou transformação química destaca-se por ter as características naturais do material alteradas, suas moléculas iniciais são quebradas e seus átomos reajustados de forma que se transforme em outra substância. Essas reações podem ser classificadas, dentre outras formas, por: Reações de síntese, reações de análise, reações de deslocamento oureações de dupla troca. (FELTRE, 2004, v1)
As reações de síntese ou adição ocorrem quando duas ou mais substâncias reagem de forma que se transformará em uma única substância, como, por exemplo, na reação entre ferro e enxofre, formando sulfeto de ferro II (1). Já as reações de análise ou decomposição são o oposto de uma reação de síntese, pois uma substância se decompõe, formando substâncias maissimples que ela, como ocorre na análise de Óxido de mercúrio II, formando mercúrio e gás oxigênio (2). Em alguns casos, as reações podem ser reversíveis, nestes, a reação reversa da síntese é a análise e vice-versa. (Educação UOL,2014)
(1)
(2)
As reações de deslocamento, ou de simples troca, ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta e desloca essa última formandouma nova substância simples, como na reação de cobre com nitrato de prata, formando prata e nitrato de cobre (3). A reação de dupla troca e dupla substituição ocorre quando suas substâncias compotas reagem, formando, trocando a ordem dos componentes, formando novas substâncias compostas, como, por exemplo, na reação entre cloreto de sódio e nitrato de prata, formando cloreto de prata e nitrato desódio (4). (FELTRE,2004,v1)
(3)
(4)
Tendo essas definições é possível obter diversos compostos através de reações, assim como substâncias simples como o gás hidrogênio e o gás oxigênio. O gás oxigênio compõe cerca de vinte e um por cento da atmosfera terrestre, logo é bem abundante em nosso meio, sendo a forma diatômica do elemento Oxigênio. Para obter o gás, industrias e hospitais resfriam ecomprimem o ar, até aproximadamente -200ºC, mas em laboratório é possível obtê-lo em reações de analise ou simples troca, quando ocorrem liberação o gás. (Educação UOL, 2014) No entanto, o gás hidrogênio, embora o hidrogênio seja o elemento mais abundante no universo, é relativamente difícil encontrar na crosta terrestre, podendo ser obtido através de eletrólise, reações de metais com ácido e reaçõesde carvão ou hidrocarbonetos com vapor de água a alta temperatura.
O oxigênio é conhecido por ser um elemento comburente, ou seja, é necessário para ocorrer a reação de combustão, ao reagir com um combustível. A presença do comburente é tão necessária quanto a presença do combustível, dessa forma, em sua ausência, não é possível ocorrer a combustão. (InfoEscola, 2014) Já o gás hidrogênio é umpoderoso combustível, podendo ter seus aproveitamento de energia 50% maior que um motor a gasolina, usado em foguetes, tendo seu poder calorifico aproximado a 142.000 kJ/kg. É um combustível não-poluente, diferentemente dos utilizados hoje em dia, geralmente fósseis, uma vez que o produto formado na combustão é e energia, como pode se ver na reação: (FELTRE, 2004,v2)




2. OBJETIVO

Os experimentostêm como finalidade observar as reações que resultam a liberação de gases hidrogênio e oxigênio, analisando a função de cada um deles em uma combustão.

3. MATERIAIS E METODOS

3.1. Materiais Utilizados

3.1.1. Materiais utilizados na obtenção de hidrogênio:
- Dois tubos de ensaios de diâmetros diferentes
- Ácido sulfúrico à 1M
- Sulfato de cobre à 0,1M
- Grânulos de Zn
- Palito de fósfuro

3.1.2.Materiais utilizados na obtenção de oxigênio:
- Um tubo de ensaio
- Suporte para o tubo
- Bico de Bunsen
- Permanganato de potássio
- Vareta de madeira.
3.2. Metodologia

3.2.1. Metodologia da obtenção de hidrogênio:

No tudo de ensaio de menor diâmetro, deve-se adicionar três grânulos de zinco e em seguida adiciona-se 2 ml de ácido sulfúrico (H2SO4) e 1 ml de sulfato de cobre (CuSO4) na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese de compostos de coordenação
  • Síntese de compostos inorganicos
  • Síntese de um composto de coordenação
  • Síntese de composto orgânico sólido
  • sintese de compostos inorganicos
  • SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS DE INTERESSE COMERCIAL
  • Síntese de compostos oxigenados derivados do biodiesel
  • Síntese e Identificação dos Compostos Orgânicos 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!