SINTESE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

804 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
1ª SÉRIE

SÍNTESE SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ALUNO: VLADIR SOUZA DE MEDEIROS | RA: 2857983481
TUTOR: ANDRÉ LUIZ SILVA

Natal/RN, 30/03/2015
SÍNTESE SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6).
Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional incluem motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política. A psicologia tem contribuído principalmente para o nível micro, ou individual, de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuído para a nossa compreensão dos conceitos macro, tais como os processos grupais e as organizações. (ROBBINS, 2005, p. 8).
A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os

Relacionados