Sintese Case Docol

520 palavras 3 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia de Produção

Projeto do Produto

Síntese Caso DOCOL

Belo Horizonte
Agosto de 2013

Case DOCOL

Na década de 90 a DOCOL, começou a elaborar projetos para o uso consciente da água, definindo um novo segmento no mercado.
Foi demonstrado neste caso, como a empresa DOCOL METAIS SANITÁRIOS LTDA, pretende demonstrar como as ferramentas de gestão foram importantes para a criação uma nova família de produtos e de um novo segmento comercial no mercado brasileiro.
Até 1990, os metais sanitários destinados para uso público eram praticamente os mesmo que se usavam em residências, tanto em relação ao desenho quanto à sua funcionalidade. Não tinha, nessa época, a consciência do valor da água como um todo, e a escassez nos grandes centros estava e ainda está muito próximo. Com o crescimento da necessidade da consciência sustentável no início da década de 90, produtos com esta finalidade ganharam um mercado, principalmente público, levando em consideração: a Forma, a Funcionalidade, a Resistência ao Vandalismo, Resistência Superficial, Higiene e Comunicação. Em função de várias particularidades da rede hidráulica Brasileira, tais como baixa pressão da água, diferenças técnicas dos produtos e etc, seria inviável a importação de um projeto, portanto, o desenvolvimento, deveria ser interno. Foi criado então pela DOCOL uma diretoria de P&D para se tratar do assunto, e mesmo com tantas dificuldades, modelos desenhados a mão e prototipados em madeira foram desenvolvidos em ritmo e prazo satisfatórios de acordo com os padrões da indústria de metais sanitária. A primeira inovação foi uma torneira com um sistema de válvula de descarga embutido em pacas usinadas e soldadas. Inicialmente as torneiras foram instaladas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, onde havia um alto tráfego de pessoas com um elevado grau de exigência. A repercução foi excelente, de donos de empresas que passavam por

Relacionados

  • Conservacao De Aguas Em Edificios Comer Hellip
    50994 palavras | 204 páginas
  • pesquisa de marketing Mídias
    119854 palavras | 480 páginas
  • APOSTILA OK Lideran a por Compet ncias 1
    17004 palavras | 69 páginas
  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas