Sintese Butolismo de Disfagia

422 palavras 2 páginas
Síntese do artigo “Butolismo e disfagia” de Laura Mangilli e Claudia de Andrade

O butolismo é uma doença causada por uma bactéria denominada Clostridium botulinum que pode ser encontrado distribuído pela natureza, seu período de incubação varia conforme a forma que foi transmitido e a quantidade de toxina absorvida. A toxina presenta nas bactérias liga-se aos receptores da membrana do axônio penetrando por endocitose ou clivando-se as proteínas responsáveis pela fusão da vesícula com neurotransmissores, assim os neurotransmissores não são liberados na junção neuromuscular ocasionando a paralisia da fibra muscular, consequentemente ocorre distúrbios na deglutição (disfagia).
A disfagia consiste em problemas na cavidade oral, faringe e esôfago que podem causar entrada de alimento na via aérea e ocasionar tosse, problemas pulmonares, desnutrição pneumonia, morte entre outros.
O botulismo apresenta-se de diversas formas onde as manifestações são semelhantes, dentre elas:
- Butolismo alimentar, através da ingestão de alimentos contaminados onde a toxina penetra a mucosa digestiva e chega a corrente sanguínea.
- Butolismo por ferimentos, através de aberturas cutâneas onde a bactéria encontra um lugar ideal para proliferar.
- Butolismo infantil, colonização intestinal.

As características dos pacientes que apresentam butolismo são sificuldade visual, alterações na fala e deglutição. Em sua evolução compromete movimentos da língua, palato, dificuldade respiratória entre outros. Esta doença pode ser tratada através da administração de antitoxinas para neutralizar a toxina circulante que não se fixou, além de monitoramento cardiorrespiratório, nutrição, prevenção de úlceras e tratamento de demais complicações aparentes.
Um estudo feito com um paciente do sexo masculino, adulto, diagnosticado com butolismo alimentar que apresentou hipersensibilidade a antitoxina consistiu em um acompanhamento fonaudiológico, pois o paciente apresentava

Relacionados