sintese Alfabetização: Ligia Regina Klein e Rosiclér Schafaschek

1098 palavras 5 páginas
SÍNTESE

CARACARAÍ – RR
JUNHO/2015

SÍNTESE

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Roraima-UERR-Campus de Caracaraí, como instrumento parcial de avaliação curricular da disciplina Metodologia da Alfabetização.

CARACARAÍ-RR
JUNHO/2015
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO (Curitiba).
Currículos Básicos a escola pública do Paraná. Curitiba. 1990
Ligia Regina Klein e Rosiclér Schafaschek

ALFABETIZAÇÃO
O processo pedagógico consiste, basicamente, na transmissão do conhecimento acumulado pelos homens ao longo de sua história.
O trabalho coletivo impôs aos homens a necessidade de comunicarem entre si e de transmitirem as suas ideias, instruções, ensinamentos, e foi ele que levou o homem a ser racional, pois o trabalho não é individual, e sim coletivo. Então a linguagem gerou da necessidade de se comunicar. A linguagem, oral ou escrita, são um meio de transmitir as ideias, os conhecimentos acumulados, os hábitos práticos, a experiência de vida de uma geração para outra e promover a educação das novas gerações. A linguagem exprime-se por um conjunto de sinais que permite a comunicação, tais como: o gesto, o som. A linguagem oral assegura a comunicação entre as pessoas no trabalho e o contato entre os povos.
A linguagem escrita surgiu muito mais tarde como resultado da necessidade do contato e do conhecimento entre as comunidades separadas pelo espaço e pelo tempo. As mensagens escritas caracterizam-se por poderem ser lidas por outras pessoas em diferentes lugares ou épocas. Aprender a língua escrita, é mais do que aprender um instrumento de comunicação, é, sobretudo construir estruturas de pensamento capaz de abstrações mais elaboradas.
A linguagem escrita é um sistema particular de símbolos e signos cuja apropriação prenuncia um ponto crítico em todo o desenvolvimento cultural da criança. A escrita foi criada para representar a oralidade. Ela é uma codificação sistemática de sinais gráficos que permite registrar com grande precisão a

Relacionados