sintese aas
A aspirina foi o medicamento mais revolucionário da história da farmácia. O ácido salicilico, vindo da casca do salgueiro, foi isolado pela primeira vez em 1828, pelo francês Henry Leroux e pelo italiano Raffaele Piria, farmacêutico e químico, respectivamente.
Em 1899 a empresa farmacêutica alemã Bayer sintetizou ácido salicilico com o anidrido e produziu o ácido acetilsalisílico, a aspirina. A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e o primeiro a ser vendido em tabletes. Mais conhecido como AAS, é um fármaco do grupo dos antiinflamatórios não-esteróides (AINE) e também um antiplaquetar, utilizado como antipirético, analgésico e inibidor da agregação das plaquetas sangüineas. Puro é um pó cristalino muito pouco solúvel em água, porém muito solúvel em álcool.
Nesta análise laboratorial, extraímos o AAS por dissolução do comprimido utilizando técnicas de extração e filtração em coluna onde analisamos também seu rendimento e pureza do seu princípio ativo.
Desenvolvimento
Revisão de Literatura
A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
As diferentes formas de cromatografia podem ser classificados considerando-se diversos critérios:
Classificação pela forma física do sistema cromatográfico: Em relação à forma física do sistema,a cromatografia pode ser subdividida em cromatografia em coluna ( cromatografia líquida, gasosa e supercrítica) e cromatografia planar ( centrífuga, em papel e camada delgada).
Classificação pela fase móvel empregada: São de 3 tipos: a cromatografia gasosa, a cromatografia líquida e a cromatografia supercrítica (CSC). A cromatografia líquida apresenta uma