sintase teoria da psicanalise

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014

 
Em nossa primeira aula com a turma “A” foi comentada sobre quem era Freud, o que ele fazia, a professora nos falou de quando ele encontrou uma garota no trem em seu descanso, mas mesmo assim resolveu atende-la, a garota abordou Freud e pediu ajuda, relatando seus problemas á ele, logo Freud descobriu seu problema.
Foi pedido para que para próxima aula que lesemos a biografia deSigmund Freud. Já na segunda aula com a biografia em nossas mãos e em nossa metes, a professora explicou vida de Freud desde o seu nascimento. Achei muito interessante sobre seu nascimento o fato que nos foi explicado que a bolsa amniótica dele não foi rompida ele nasceu e foi tirado da barriga da mãe com a bolsa intacta, uma coisa muito rara de se acontecer, dizem que as pessoas que nascem dessaforma tem sorte na vida e vão ser pessoas com algum diferencial, e realmente foi o que ele se tornou, pois desde criança sua mãe tinha certeza que ele teria um futuro grandioso, por isso dedicou tanta atenção e apoio.
Freud tinha oitos irmão, dentre todos eles Freud era o único que tinha seu próprio quarto, e os outros irmão não poderiam atrapalhar de forma alguma seus estudos, era notável ahabilidade e dedicação de Freud dentre seus irmão e amigos de escola, isso também por conta do incentivo que a família deu á ele. Entrou no ensino médio mais novo do que os outros, ou seja sempre foi adiantado em relações ao outros na escola era chamado de aluno brilhante.
Decidiu estudar medicina por conta da carreira de pesquisa cientifica que deseja seguir. Curioso e engraça a forma que ele descobriua cocaína, pois nos dias de hoje estamos cientes que se não for usada com a indicação de um medico em forma de comprimido é considerado droga, e um tipo de droga perigosa e viciante. É engraçado imagina-lo oferecendo para a sua mãe, seus familiares, amigos e sua noiva.
Gostei do modo de como a professora no apresentou ele, uma ”pessoa norma” com sentimentos, como quando se apaixonou por suanoiva e quando teve ciúmes.
Freud tratava as ”doenças dos nervos”, os tais distúrbios histéricos que geralmente aparecia em mulheres, Inicialmente havia adotado a hipnose mas depois de um tempo deixou de usar esse método por que não funcionava em todos os paciente, as vezes quando havia algum problema com o medico e o paciente o problema volta, enfim ele resolveu adotar a associação livre.
Freudse interessava por tratar e curar problemas psíquicos dos seus pacientes, além de seus estudos de interpretação de sonhos que foi citado na aula seguinte.
Na terceira aula sobre os verbetes ficou muito confuso, quando comecei a ler nao entedia muito bem, mas depois quando com a leitura em sala e os comentários dos colegas, a explicação da professora e o slide ficou bem mais claro, gosto quando aaula é ministrada por meio dos slides pois fica mais claro vemos imagens acho muito melhor.
Associação livre : Quando o paciente se opõe a falar tudo, mesmo as coisas que acham irrelevantes ou sem importância, ate que eles falem algo relacionado ao seu inconsciente. Foi assim que entendi.
A interpretação dos sonhos: Pessoalmente gostei muito, pois o senso comum costuma opinar muito nos sonhos,com certeza todo mundo já tentou desvendar os sonhos, a pessoas que dizem por exemplo que sonhar com cobra significa falsidade e assim por diante, minha mãe mesmo na maioria das vezes que se lembra do sonho, sempre sonha com coisas que a deixa assustada. E na aula foi explicado que nossos sonhos segundo Freud, vem do nosso inconsciente e de coisas do dia de nossa rotina. Logo percebi que elasonhava com essas coisas desagradáveis por que ela tem um certo medo das coisas, por conta da sua cultura mesmo. cheguei a conversar com ela sobre isso, ela se sentiu mais calma e os sonhos ruins melhoraram.

Ainda na explicação sobre o inconsciente foi citado também o pré-consciente e o consciente, a professora falou sobre o recalque que funciona como um mecanismo de defesa, que é quando a ideia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da psicanalise
  • teoria psicanalise
  • Psicanálise
  • Teoria da Psicanalise dentro das organizações.
  • CONCEITOS E TEORIAS DA PSICANÁLISE
  • Contribuições da teoria kleiniana para a psicanálise atual
  • Sintase
  • sintase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!