Sintése do texto: uma abordagem antropológica e uma visão sistêmica do marketing

Páginas: 9 (2022 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APliCADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE MARKETING I

Aluno: Luiz Gustavo Alves Rocha - 0918982

SINTÉSE DO TEXTO: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA
E UMA VISÃO SISTÊMICA DO MARKETING

Fortaleza – Maio/2011

Luiz Gustavo Alves Rocha

SINTÉSE DO TEXTO: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA
E UMA VISÃO SISTÊMICA DOMARKETING
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Ceará, sob a orientação do professor Paul Gerson Monte, da disciplina de marketing 1, 7° semestre noturno.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FORTALEZA - 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

DESENVOLVIMENTO 2 – 7

CONCLUSÃO 8

BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

O marketing, apesar de ser um campo de estudo recente,oferece aos seus pesquisadores e usuários uma vasta possibilidade de conhecimentos já adquiridos ou conhecimentos que ainda estão por evoluir. Portanto, é papel do administrador em marketing introduzir a sua história, seu conceito, definir mercado, analisar o comportamento dos consumidores, as políticas de marcas e produtos.
Veremos nessa síntese de quais seriam as aplicações do marketing, suasformas de uso e de aplicabilidade.

1
DESENVOLVIMENTO

Algumas décadas do século XX revolucionaram o mundo, e o pensamento humano em vários âmbitos. E o Marketing também sofreu profundas mudanças através dessas décadas até se tornar na forma atual. Para entender essas mudanças o autor precisou contextualizar as mudanças ocorridas nas décadas de 10/20, 40 e 60 e mostrar que a ultima década doséculo XX também apresentava sinais claros de mudanças como as ocorridas nas décadas passadas.
As décadas de 10/20 foram de profundas transformações, principalmente na Europa, onde se deu as principais batalhas da 1ª guerra mundial e é nela também onde o comunismo se constitui como modelo econômico. O colonialismo está em fase terminal. É nessa decáda que o capitalismo atinge seu estágio moderno,ocorrendo também a expansão de poder da economia dos Estados Unidos. Também podemos notar na produção uma grande mecanização, a industrialização da informação e do entretenimento, a organização no seu estágio moderno e os primeiros passos da indústria na sua forma atual.
A década de 40 também trasformou o mundo, no seu contexto social, econômico e político. Ocorreu a 2ª guerra mundial, abrangendovárias partes do mundo. O mundo saiu dessa guerra dividido em duas formas de economias vigentes: o capitalismo, tendo como maior representante os Estados Unidos, e o comunismo, representado pela União Soviética. A ONU também surge nessa epóca como a grande mediadora de conflitos, defendendo a resolução de conflitos com a negociação, o debate. Os transportes cada vez mais se expandem e semassificam, tornando o mundo cada vez menor em distâncias espaciais. A industrialização sofre uma expansão geográfica, para fora dos eixos de industrialização mais antiga, o desenvolvimento tecnológico ganha maior força, os países são impelidos a se estruturam, a dar maior valor à organização. Outra importante mudança foi a macificação dos meios de comunicação, dando maior acessibilidade da informação atodos.

2
Já a década de 60 teve a sua importância oriunda de uma grande revolução cultural e uma batalha entre as gerações, que tudo questionava. Como a informação já era mais livre, o povo também começou a se questinar mais sobre suas condições políticas, econômicas, culturais e sociais, transformando, portanto, as empresas, o estado, a tecnologia. O capitalismo e o socialismo começam a entrarem crise. E o empreendedor ganha enfoque.
Já a última decadá do século XX, mostra mudanças grandes, como a total falência dos modelos econômicos até então em vigor, o capitalismo e o comunismo. Causando uma nova ordem mundial, os países se associando em blocos, a preocupação com a ecologia fazendo parte dos debates políticos e econômicos. O homem começa a buscar mais liberdade, tanto física...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese: uma abordagem antropologica e uma visão sitemica do marketing
  • Texto 2 Visao Sistemica
  • Resumo crítico visão sistêmica do marketing
  • Síntese reflexiva do texto "uma abordagem integrada da aprendizagem"
  • Abordagem sistemica
  • Visão sistémica
  • Abordagem sistemica
  • Uma visão antropologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!