Sinstese A Arte da Guerra - SUN TZU

1448 palavras 6 páginas
A Arte da Guerra - SUN TZU

A arte da guerra é de importância vital para a empresa. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada. É governada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São eles: A lei moral; O céu; a terra; O chefe; o método e a disciplina.
A lei moral faz com que os subordinados fiquem de completo acordo com seu governante, levando-os a segui-lo sem se importar com a vida, sem temer perigos, buscando sempre estarem abertos para as qualificações imposta pela organização, seja com treinamentos, capacitação entre outros.
O céu significa a noite e o dia, o frio e o calor, o tempo e as estações.
A terra compreende as distâncias, grandes e pequenas; perigo e segurança; campo aberto e desfiladeiros; as oportunidades de altos lucros ou prejuízos.
O chefe dentro de uma empresa representa as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem, e retidão, ele é um exemplo para os seus funcionários e assim deve sempre passar aos mesmos seguranças do trabalho que esta sendo executado para assim obterem os resultados desejados da empresa sempre com aptidão.
Deve-se compreender por método e disciplina a disposição dos subordinados em subdivisões adequadas, as graduações de posto entre seus cargos, sempre seguindo a hierarquia da empresa sem beneficiar e muito menos prejudicar a quem quer que seja.Tem que passar o regime de funcionamento visando sempre à manutenção e controle de gastos para assim a mesma não sofrer de gastos desnecessários na execução de seus serviços.
Esses cinco fatores devem ser familiares a cada general. Quem os conhecer, será vencedor; quem não os conhecer, fracassará.

Trecho da À arte da guerra

Por isso, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes;
Ao utilizar nossas forças devemos parecer inativos;
Quando estivermos pertos, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe;
Quando longe,

Relacionados