Sinomose

334 palavras 2 páginas
“Não nos pedem que sejamos todos santos , mártires ou pessoas de renome ; à maioria de nós estão reservados trabalhos menos notáveis ; mas se espera que entendamos as alegrias e as aventuras da vida e que cumpramos o quinhão de trabalho que a Divindade reservou para nós.“
Edward Bach
Cinomose é uma doença infecto - contagiosa que, afeta só os cães entre os animais domésticos e outros animais carnívoros selvagens e, está mundialmente distribuída. Dos animais que apresentam a doença, 60 a 90% morrem, mesmo com o tratamento adequado. Não é transmissível aos humanos.

A cinomose é causada por vírus que pode ser transmitido a partir do ar e, o período de incubação pode chegar a 15 dias . O animal pode apresentar: febre, apatia, vômitos, perda de apetite, secreção nasal e ocular e sinais neurológicos (convulsões , paralisias , etc.). Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em cães jovens mas, animais idosos também podem se contaminar, se não vacinados.

A cinomose é transmitida através de secreções nasais ou da boca, fezes, água e alimentos, ou seja, por vias respiratórias ou via digestiva. A doença evolui em 3 fases :

- fase respiratória secreções nasais, pneumonia, tosse, secreções nos olhos, febre.
- fase gastrointestinal diarréia, vômito, falta de apetite e febre.
- fase neurológica dificuldade de locomoção, tremores musculares, convulsões e inflamações no cérebro, resultando em alterações comportamentais (às vezes o animal nem reconhece seu dono).
Os sintomas das 3 fases podem apresentar-se juntos ou separadamente.
Tratamento específico para a cinomose, não existe. Não existem drogas específicas contra esse vírus. A resistência individual é o que mais conta. O tratamento é feito através da detecção e combate aos sintomas.

A melhor solução é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente. Os cães devem ser vacinados anualmente, principalmente os que já tiveram a doença. Os animais que resistem à doença , que conseguem se curar da

Relacionados

  • cuidados e maus tratos polit cnico
    909 palavras | 4 páginas
  • SISTEMA RESPIRAT RIO
    1867 palavras | 8 páginas