siniostro

12314 palavras 50 páginas
PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTROS

Segundo o dicionário sinistro é:
1. Esquerdo.
2. Que tem mau aspecto! aspeto.
3. Que ameaça desgraças.
4. Que indica pavor.
5. Funesto; desgraçado.
6. Desastre; naufrágio.
7. Avaria grossa; dano.

História: Incêndio no Edifício Andorinhas

Na tarde do dia 17 de fevereiro de 1986, irrompeu incêndio no Edifício Andorinhas, localizado no centro comercial e financeiro da cidade do Rio de Janeiro, na confluência da Rua Almirante Barroso com Av. Graça Aranha.
Causa provável:
O fogo começou nas dependências da sede da GE (General Eletric), localizada no 9º andar, tomada sobrecarregada por vários aparelhos elétricos.
Edifício Andorinhas
O prédio de construção antiga com mais de 50 anos não era adaptado ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros;
■ não possuindo escadas enclausuradas, bem como portas corta-fogo,
■ os andares formavam verdadeiros labirintos devido a sua extensão, apesar do prédio ser de baixa altura.
Vítimas:
20 mortos e cerca de 50 feridos. Cerca de 90% das vítimas foram encontradas no acesso ao terraço, cuja porta era mantida fechada por questões de segurança, por ordem do administrador do condomínio.

Testemunha da tragédia: Pulo para morte
■ Num andar mais alto havia duas pessoas numa das janelas: um senhor deitado que quase não se mexia, apenas acenava e uma senhora que estava de pé no parapeito, aguardando a chegada do socorro. De vez em quando ela fazia menção de pular, acenando para que as pessoas se afastassem. Todos os que lá estavam pediam para que ela não pulasse, se acalmasse e esperasse pelos bombeiros. Foram momentos angustiantes com a expectativa de que ela, não agüentando o calor, pulasse.
Quando o carro dos bombeiros, com a escada Magirus, chegou, achei que o drama iria finalmente acabar, mas a escada não alcançava o andar onde a senhora estava (creio que 12º) e ela, sem mais esperanças, pulou para a morte. Nesse momento, em que ela pulou, acionei o

Relacionados