SindromeEhlers-Danlos

1449 palavras 6 páginas
Nome(s):
Joana Martins Osório

Curso: Geral Osteopatia
Turma: 2º A
Nº de aluno: 6502
Data de entrega: 29/05/2014
Tema/Título: Sídrome de Ehlers Danlos
Docente: Joana Borges
Orientador:
Resumo: O Síndrome estudado – Ehlers Danlos é uma doença genética que se caracteriza pela hipermobilidade articular e pela elasticidade da pele.
Caracterização do Sindrome de Ehlers Danlos:

O síndrome de Ehlers Danlos uma doença rara, com incidência de 1/5000 habitantes (segundo o Hospital de Coimbra em 2011). É o nome dado a um grupo de anomalias herdadas através de mutações genéticas que ocorrem com a produção/síntese de colagénio, uma proteína fibrosa que confere resistência e elasticidade ao tecido conjuntivo – pele, tendões, ligamentos, cartilagem e paredes de órgãos e vasos sanguíneos, tomando-se um síndrome altamente polimórfico.

Foi inicialmente descrita (Ehlers em 1899 e por Danlos em 1908) como a associação de uma pele frágil, elástica (laxa) por um lado e por uma mobilidade articular excessiva, por outro. Recentemente os médicos têm gradualmente associado síndrome a outras manifestações clínicas como as vasculares e neurovegetativas, digestivas, urinárias, odontológicas, auditivas e ligadas ao equilíbrio, visuais, olfativas e mais recentemente à respiração. Outras ainda como dor de cabeça, insónias, tonturas, deficit de atenção, concentração e memória são atualmente objetos de estudos para avaliar a sua relação com o síndrome.

É uma situação rara ocorrendo em 6 subtipos principais, sendo que os tipos mais frequentes são o Tipo I e Tipo II, contudo todos eles afectam as articulações e, a maioria, a pele. Os dois sinais clínicos úteis no diagnóstico do síndrome de Ehlers Danlos são o sinal de Meténier (eversão fácil das pálpebras superiores) e o sinal de Gorlin (capacidade de tocar no nariz com a língua); apesar de não serem testes especificos a hipermobilidade articular que permite dobrar passivamente o punho e polegar até ao antebraço, assim como,

Relacionados