Sindrome sonw 2

1314 palavras 6 páginas
INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DOWN

Solange Aparecida Silva dos Santos de Sousa Cruz
Prof.ª Ana Paula Fischer Hort
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (0022) – Prática do Módulo II
20/01/2011

RESUMO

O objetivo é compreender o processo de inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Blumenau – SC. As pessoas envolvidas foram: uma Professora da 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, e aluna com Síndrome de Down. Entrevista semi estruturada e pesquisa literária referente a Síndrome de Down e a Inclusão Escolar.

Palavras-chave: Síndrome de Down; Inclusão Escolar; Ensino Fundamental.

1 INTRODUÇÃO

Neste paper, iremos descrever a importância da inclusão escolar com uma entrevista semi estruturada com uma professora do ensino fundamental, sobre uma criança com síndrome down.

Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.

A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos.

2 INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DOWN

Conforme entrevista a professora do ensino fundamental respondeu algumas perguntas, e uma delas foi o que você entende por Inclusão Escolar?

Segundo a professora N a Inclusão Escolar é muito recente, ela surgiu nos anos de 90 em diante com as mudanças sociais. Até 1982, essas pessoas eram rejeitadas pela sociedade, porque não serviam para o

Relacionados