SINDROME DO NINHO VAZIO - PDCV

2474 palavras 10 páginas
ISABELLA DUARTE
RA: C0618I-0

SINDROME DO NINHO VAZIO

A família é uma entidade composta por alguns membros, como pai, mãe, filho(s), dentre outros, sendo o primeiro ambiente em que o indivíduo vive, ou seja, é o espaço psicossocial no qual ele aprende a se conduzir nas relações com o mundo externo (MACEDO, 1994).
Na atualidade, têm ocorrido constantes transformações nas famílias, como a diminuição de seus membros e por consequência o aumento do número de casais com apenas um filho (TAVARES; FUCHS; DILIGENTI; ABREU; ROHDE; FUCHS, 2004). De acordo com Cardoso (2010), existem mais de sete milhões de casais com filho único no Brasil.
Assim, existe um número significativo de casais cujo filho único deixará a casa dos pais, em geral, no final da adolescência ou início da idade adulta, levando-os possivelmente a enfrentar a chamada síndrome do ninho vazio.
Entende-se que, pesquisar sobre a síndrome do ninho vazio auxilia na compreensão desse momento na vida familiar, possibilitando a criação de intervenções e estratégias que auxiliem pais quando o(a) filho(a) único(a) deixa a casa.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1.1 Ciclo vital
A família é um sistema em movimento contínuo e que pode mudar com o tempo, neste sistema, novos membros são incorporados na forma de casamento, nascimento de filho(s) e/ou adoção(ões). O início do ciclo vital da família se dá com o casamento, continua com o nascimento e adolescência dos filhos, com a saída do filho ou do último filho de casa, assim, começando um novo ciclo vital (CARTER; McOLDRICK, 1995).
Cerveny e Berthoud (2008) definem o ciclo vital como etapas pelas quais as famílias passam, essas, são constituídas de critérios como a idade dos pais e/ou de seus filhos, tempo de casamento, saída dos filhos de casa, a chegada de novos membros (cônjuge do(a) filho(a) ou netos), dentre outros. As autoras dividem o ciclo vital da família brasileira em quatro estágios, não rigidamente

Relacionados

  • PDCV Meia idade
    5851 palavras | 24 páginas