SINDROME DE BURNOUT

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
A Sindrome de Burnout atualmente se apresenta como um quadro psicológico, cada vez mais frequente nos pedidos de auxílio terapêutico. Resultado de uma exaustão física e psíquica, acompanhada defalta de realização profissional e da sensação de que todos os objetivos profissionais, a que o indivíduo se propôs, falharam. O burnout caracteriza-se também por uma indiferença e frieza generalizadas,dentre as realizações das tarefas profissionais diárias e sua ausência em terminar as mesmas. Resulta de uma exposição prolongada a níveis de stress elevados, para os quais o individuo não temestratégias de confronto adequadas. Os primeiros estudos sobre a síndrome de burnout iniciaram na década de 70 com Freudenberger (1974), quando observou nos voluntários com os quais trabalhava, umprocesso gradual de desgaste no humor ou desmotivação. Em 1976, Tomazela (2007) apud Maslach (1982) empregou o termo para referir-se a uma situação que afeta, com 1/4 maior frequência, pessoas que,em decorrência de sua profissão, mantêm um contato direto e contínuo com outros seres humanos. Para Freudenberger (1970), o nome burnout deve origem no verbo inglês “to burnout” queimar-se porcompleto, consumir-se. Através de seu cansaço e frustração que o trabalho lhe trazia conclui-se que esta síndrome é “um estado de esgotamento físico e mental ligada à vida profissional”. Segundo Codo eVasques-Menezes (1999), a síndrome caracteriza-se como:
- Exaustão emocional.
- Sentimentos muito fortes de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e derecursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional e representa a dimensão individual da síndrome.
- A diminuição da realização pessoal.
- A tendência que afeta ashabilidades interpessoais relacionadas a prática profissional, que influi diretamente na forma de atendimento e contato com os usuários, bem como com a organização/escola.
- A despersonalização, resultado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sindrome de Burnout
  • Síndrome de Burnout
  • Sindrome de Burnout
  • Sindrome de burnout
  • Sindrome de burnout
  • Sindrome de burnout
  • Sindrome de burnout
  • Síndrome de burnout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!