Sindrome da inveja

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
A síndrome da inveja
O sucesso não existe, na verdade, as pessoas nunca devem buscar o sucesso, ele tem que ser conseqüência de um bom trabalho.
Certa vez um amigo me disse; “o sucesso incomoda e incomoda muito, uma vez que ele te expõe, você passa a incomodar as pessoas menos preparadas ficando a mercê da inveja e da ingratidão”.

Respondi a ele que o sucesso não existe, na verdade, aspessoas nunca devem buscar o sucesso, ele tem que ser conseqüência de um bom trabalho, de fazer as coisas certas com dignidade e ética. Sabemos que existem pessoas que buscam o sucesso a qualquer preço e neste sentido os valores morais não têm importância. Podemos comparar isto àquelas empresas que têm como missão apenas o lucro, ou aqueles gestores cujos únicos valores estão inseridos em umaplanilha de Excel, neste sentido para eles o fim justifica os meios, mas, felizmente, não conseguem sobreviver por muito tempo. O fato é que quem brilha está sujeito à inveja e inveja é um sentimento extremamente feio, aliás, é muito mais do que isso se trata de um dos sete pecados capitais e com certeza o maior dos pecados.

A inveja não brilha, esta afirmação nos faz lembrar de uma antiga estória dacobra que começou a perseguir um vaga-lume que só vivia para brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada... Mas, no terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra;
- Posso fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas, já que vou te comer mesmo, podeperguntar...
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Te fiz alguma coisa?
- Não.
- Então por quê você quer me comer?
- Porque não suporto ver você brilhar...

Uma das causas mais influentes de nossa infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior, em algum aspecto está com inveja. Não estamos afirmando que toda vez queuma pessoa se compara a outra está com inveja, estamos dizendo que nunca poderá haver o sentimento de inveja se não houver a comparação.

A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que sefaz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico. Quando impedimos que alguém se desenvolva em todos os sentidos, estamos tentando esconder todas as nossas frustrações pessoais e principalmente o prestar contas com nosso próprio potencial não efetuado. Aferir nosso potencial perante outrem sempre será doloroso e quanto maior for o sentimento de estarmos aquém de alguma expectativa ou dedeterminada pessoa, maior será a possibilidade de se deflagrar um sentimento de inveja. Em algumas ocasiões perdemos o controle, então, surge a vingança. Infelizmente isto se dissemina muito mais rapidamente no mundo corporativo e quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas. Oefeito colateral disso, é que a cada dia fica mais difícil criar um clima psicológico saudável dentro da empresa, e acabamos sendo vítimas da sabotagem social e pessoal.

A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram. O motivo é que estas pessoas não possuem nenhum treino paraa contrariedade ou crítica, seja construtiva ou não, é muito difícil para elas admitir o sucesso de uma outra pessoa e o sentimento resultante é a inveja. O invejoso não inveja o que é de uma outra pessoa, mas o que esta pessoa é. Ele não consegue perceber que jamais poderá ser esta outra pessoa, e que insistir nesta empreitada é perda de tempo, pois, deixa de desenvolver suas potencialidades e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inveja
  • Inveja
  • INVEJA
  • Inveja
  • inveja
  • Inveja
  • inveja
  • Inveja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!