Sindrome da Alienação Parental

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Iremos abordar o contexto da Síndrome da Alienação Parental, não poderia trazer a perspectiva do que si trata a mesma sem antes dá um breve relato sobre a diferença entre da SAP e a AlienaçãoParental.

A Alienação Parental segundo Fonseca (2006) trata-se do: afastamento do filho de um dos genitores, provocada por outro, e a Síndrome da Alienação Parental, por seu turno, diz respeito àssequelas emocionais e comportamentais de que vem a padecer a criança vítima daquele alijamento. Assim, enquanto a síndrome refere-se à conduta do filho que se recusa terminante e obstinadamente a tercontato com um dos progenitores, que já sofre as mazelas oriundas daquele rompimento, a alienação parental relaciona-se com o processo desencadeado pelo progenitor que intenta arredar o outro genitor davida do filho. (citação)

Originalmente a Síndrome da Alienação Parental (SAP) foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 80. O americano médico e professor de psiquiatria infantil daUniversidade de Columbia, Richard Gardner com base em suas experiências clínicas e no contexto de litígios entre pais pela guarda de seus filhos descreveu a SAP como consoante a mais importante fonte, trata-sede um “transtorno caracterizado pelo conjunto de sintomas que resulta no processo pelo qual um progenitor transforma a consciência de seus filhos, mediante diferentes estratégias, com o objetivo deimpedir, obstruir ou destruir seus vínculos com o outro progenitor, até torná-la contraditória (GARDNER, apud DIAS, 2010, 40-41).

Segundo Gardner (1985) existe dois fatores essenciais para podercaracterizar a SAP. O primeiro é referente a existência da programação da criança a um dos genitores e também a contribuição da própria criança com resultado a campanha denegritória do genitor alienador aoex - parceiro. O segundo fator, refere-se ao conjunto de sintomas que aparecem entrelaçados, o que garantiria a designação da síndrome.

O conceito de SAP ainda hoje recebe muitas criticas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síndrome da Alienação Parental
  • sindrome de alienaçao parental
  • sindrome de alienação parental
  • SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
  • Sindrome da alienação parental
  • Sindrome da alienação parental
  • Síndrome de alienação parental
  • Síndrome da Alienação Parental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!