Sindicalismo e Corporativismo

Páginas: 6 (1460 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2 Concepção Grupalista 3
3 Origem Histórica 4
4 FORMAÇÃO DO SINDICALISMO 5
5 CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA 6
6 CONCLUSÃO 6
7 Referências 8

1. Introdução
Sindicalismo é o movimento social de associação de trabalhadores assalariados para a proteção dos seus interesses. Ao mesmo tempo, é também uma doutrina política segundo a qual os trabalhadores agrupados emsindicatos devem ter um papel ativo na condução da sociedade.
O corporativismo é um sistema político que atingiu seu completo desenvolvimento teórico e prático na Itália Fascista. De acordo com seus postulados o poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais, nomeadas por intermédio de associações de classe, que através dosquais os cidadãos, devidamente enquadrados, participam na vida política.
No sentido da teoria sócio econômica, sindicalismo e corporativismo significa a mesma ideia, são equivalentes.

























2 Concepção Grupalista
A ciência do Estado atingiu seu ponto máximo no Século XX, diante da complexidade dos problemas e das novas ideias que agitaramo panorama político de após guerra.
As lutas se travam entre duas posições ideológicas extremadas: o individualismo e o socialismo.
No entrechoque desses extremismos surge uma nova concepção política, os quais se diziam anti-individualistas e anti -socialistas. Trata-se de uma concepção grupalista do Estado. O Estado compõe-se de grupos naturais, com finalidades próprias e com umdireito natural à existência e aos meios.
São os grupos: biológicos, econômicos, pedagógicos, espirituais e políticos, cujos tipos são respectivamente família, corporação ou sindicato profissional, a escola, igreja e as associações civis. O Estado é a síntese desses grupos, e deve constituir-se em defesa do direito de cada um deles.
Essa solução grupalista, corporifica o Estado do tipofascista, trazendo uma nova doutrina econômica – o corporativismo.
2.1 Principais características e ideias do fascismo:
- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 
- Nacionalismo: entre os fascistas era aideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.
- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.
- Cultoà força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.
- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais,revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.
- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.
-Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.
- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corporativismo
  • Corporativismo
  • Sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • Sindicalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!