Sincronização de pocessos

Páginas: 4 (774 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
1. SINCRONIZAÇÃO DE POCESSOS

1 SEMÁFOROS

Em 1965 Dijkstra propôs usar uma variável inteira para contar o número de sinais de acordar e salvá-los para uso futuro. A variável recebeu o nomede Semáforo e é usada para a sincronização de processos. O objetivo dessa variável é coordenar o acesso a uma região crítica e evitar problemas que possam levar a condições de corrida. A variávelpode armazenar o valor 0 (zero), indicando que nenhum sinal de acorda foi salvo, e outro valor positivo, caso um ou mais sinais de acordar estejam pendentes. Além disso, temos as seguintes operaçõessobre a variável chamada semáforo:
1. DOWN: verifica se o valor do semáforo é maior que 0, se for decrementa o valor do semáforo e prossegue. Caso semáforo = 0 o processo irá dormir sem terminar deexecutar o DOWN (por enquanto). As operações: verificar valor do semáforo e alterar seu conteúdo são tarefas executadas como uma ação atômica e indivisível. Com isso, evitamos o problema de umainterrupção entre essas duas atividades.
2. UP: esta operação incrementa o valor do semáforo em uma unidade e acorda um dos processos que estão dormindo associado ao semáforo em questão. Assim, umprocesso é escolhido pelo sistema e é dada a permissão de terminar a execução da operação DOWN que ele havia começado anteriormente. Para terminar, o processo acordado agora irá decrementar o valor dosemáforo, fazendo com que ele permaneça em 0 (zero). No entanto, existirá um processo a menos dormindo no semáforo.
O semáforo é uma solução para o problema de perda do sinal de acordar. Para seremindivisíveis as operações UP e DOWN são implementadas como chamadas de sistema.
Os Semáforos Binários podem ser usados para controlar dois ou mais processos que estejam disputando o acesso a uma RegiãoCrítica. O valor de um semáforo binário pode ser somente 1, enquanto no outro não há restrição.

Exemplo do uso:
Semaphore S = 1;
DOWN(S);
CriticalSection();
UP(S);

2. MUTEX ( MUTUAL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sincronizaçao
  • Melhorias de pocesso
  • POCESSO DE LAMINAÇÃO
  • Pocessos gerenciais
  • Sincronização e Comunicação
  • Pocesso do cuidar
  • MECANISMOS DE SINCRONIZAÇÃO
  • Sincronização em sd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!