SINCRONISMO DO GERADOR ATRAVES DOS MÉTODOS DAS LAMPADAS

992 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA ENGENHARIA E TÉCNOLOGIA
ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO - MÁQUINAS ELÉTRICAS

EXPERIMENTO – SINCRONISMO DO GERADOR ATRAVES DOS MÉTODOS DAS LAMPADAS

DISCENTES:

DOCENTE:

CUIABÁ - 2013
1. OBJETIVO Sincronizar o gerador síncrono com a rede elétrica, utilizando os métodos das lâmpadas.
Lâmpadas acesas
Lâmpadas apagadas
Lâmpadas girantes

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA.
A maior aplicação da máquina síncrona é como gerador interligado ao sistema trifásico da concessionária onde o mesmo opera em paralelo com os outros geradores que alimentam o sistema. Admitindo que a tensão e a frequência do sistema são constantes independente das variações impostas a sua excitação e o conjugado resistente aplicado ao seu eixo. (torque eletromagnético)
Essa constância é garantida por meio de dispositivos automáticos de reguladores das turbinas ou motores, que fornecem potência motriz para ao gerador. Dessa forma as tensões balanceadas equilibradas, onde está, ou será ligado, o gerador podem ser consideradas por:
)

são, respectivamente, as tensões induzidas nos três enrolamentos da armadura, e é o valor de pico das mesmas

Para conectar a máquina sincronia “MS” ao sistema devemos aciona – lá à velocidade síncrona, que é a mesma velocidade do campo girante. Depois ajustamos a corrente de campo a fim de obter as tensões nos terminais do estator com a mesma amplitude das do sistema onde será conectado, também verificamos se a frequência da tensão gerada é a mesma do barramento da concessionária. O sincronismo da maquina com o sistema é importante, pois caso seja realizado de forma incorreta pode ocasionar sérios danos às maquinas que serão acopladas ao sistema.

3. DESENVOLVIMENTO:
Esse experimento consistiu basicamente em fazer a sincronia do gerador síncrono utilizando um painel de sincronismo através do método das lâmpadas acesas

Relacionados

  • Sistema Elétrico Automatizado para Otimização de Centros de Consumo
    18037 palavras | 73 páginas
  • Relatorio de Gestão
    427661 palavras | 1711 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas