Sincretismo

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2014
Sincretismo é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. A origem se deve provavelmente ao livro "Moralidades", de Plutarco no capítulo"amor fraternal", onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim de se unir à combater um mal maior. Então, sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares,apesar das diferenças, a favor do que é semelhante (cretenses eram, antes das diferenças, cretenses).
Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes, ou, ainfluência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
Sincretismo Religioso Católico Germânico - Durante o período de decadência Romana, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, deforma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados comsua cultura local.
Influências - O sincretismo também é comum na literatura, música, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo). Letristas comoDorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Jorge Ben Jor retrataram o tema em diversas canções, enquanto Dias Gomes levou-o para o teatro com a peça O Pagador de Promessas que, mais tarde, foi levada para ocinema, conquistando uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma indicação ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro.

Sincretismo Religioso no Brasil
Com a vinda dos escravos africanos para oBrasil, os europeus decidiram doutriná-los, não somente nas questões sociais, mas também, na religiosidade. Os Europeus elaboraram uma série de materiais para catequização ao catolicismo, e aplicaram aforça na cultura dos escravos. Entretanto, os escravos foram mais inteligentes, e sofisticaram um sistema para continuar seus ritos-berço; o que deu Origem ao Sincretismo Religioso no Brasil....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sincretismo
  • sincretismo
  • Sincretismo
  • Sincretismo
  • sincretismo
  • O que é sincretismo
  • sincretismo
  • Sincretismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!