SINALIZAÇÃO CELULAR

Páginas: 20 (4944 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PRINCIPIOS DE SINALIZAÇÃO CELULAR
Princípios da sinalização celular A sinalização celular faz parte de um complexo sistema de comunicação que governa e coordena as atividades e funções celulares. • A habilidade que as células possuem em perceber e corretamente responder ao seu ambiente envolvente, forma a base do desenvolvimento, da reparação de tecidos,da imunidade e de outras funções dehomeostasia em tecidos. Erros existentes no processamento de informação celular são responsáveis por doenças como a autoimunidade e diabetes. • Ao se entender melhor os processos de sinalização celular, muitas doenças poderão ser tratadas de maneira mais eficaz e, em teoria, tecidos artificiais poderão ser fabricados.    Para interagir e se comunicar com o meio, as células usam receptores que captamdeterminados sinais, fazendo com que a célula atue de acordo com ele. Um mesmo sinal pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor a que se associe. Em geral, o receptor celular se une a molécula sinalizadora, e então da inicio a uma cadeia de reações no interior da célula: A molécula sinalizadora, pode ser recebida em locais diferentes da célula, dependendo de sua natureza: o oReceptores de superfície celular: - Quando o sinal tem natureza hidrofílica, e não atravessa a membrana plasmática por difusão. Receptores intracelulares: -Quando o sinal tem natureza hidrofóbica, e atravessa a membrana plasmática.
2. O tipo de sinalização pode ser classificado de acordo com o percurso do sinal. o De contato: quando a sinalização se da com o contato direto das membranas de duascélulas. Contato direto através de moléculas sinalizadoras presentes na membrana. Presente no desenvolvimento embrionário-especialmente celular. o Paracrina: atuam sobre as células vizinhas. Em vez de entrar na corrente sanguínea, as moléculas-sinais se difundem localmente pelo liquido extracelular permanecendo nas vizinhanças da célula que as secretou. Atuam como mediadores locais. o Sináptica, ouneural, quando o impulso se propaga pelo axônio provoca a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica. Sinais elétricos convertidos em sinal químico, o neurotransmissor. o Endócrina: maior abrangência, sinalizadores lançados na corrente sanguine. Exemplo: hormônios.
3. -As células respondem de maneira diferente a um mesmo sinal: a resposta de uma célula a uma molécula-sinal, depende, antesde tudo, do fato de a célula possuir uma proteína receptora ou um receptor, para essa molécula. Cada receptor é geralmente ativado por apenas um tipo de sinal. Sem o receptor apropriado, a célula será insensível ao sinal e não poderá reagir. Ao produzir somente um pequeno conjunto de receptores entre milhares possíveis, a célula restringe a gama de sinais que pode afetá-la. Ativação de rotasinalizadora intracelular: Muitos sinais extracelulares atuam via receptores de superfície celular e alteram o comportamento da célula. A proteína receptora ativa uma ou mais vias de sinalização intracelular, cada uma delas mediada por uma série de moléculas de sinalização intracelular, que podem ser proteínas ou moléculas mensageiras pequenas.
4. Rota de sinalização: Proteínas de sinalizaçãointracelular transmitem, amplificam, integram e distribuem o sinal que chega. Uma proteína receptora localizada na superfície da célula transforma um sinal extracelular o qual inicia uma ou mais vias de sinalização que transmitem o sinal para o interior. Qual a importância da comunicação celular?       Formação de tecidos; Multiplicação celular; Fagocitose; Síntese de anticorpos; Atração deleucócitos para defesa; Coordenação do metabolismo; Respostas das células aos estímulos: Ligantes-receptor  Eventos intracelulares  Comportamento da célula.  Funções especializadas: Movimento;
5.       Apoptose; Defesa; Sobrevivência; Proliferação; Crescimento; Diferenciação; Tradução de sinais É a transmissão de num sinal que é convertido de uma forma para outra. Ex: sinal extracelular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sinalização celular
  • Sinalização celular
  • sinalização celular
  • Sinalização celular
  • Sinalização Celular
  • sinalização celular
  • Sinalização Celular
  • SINALIZAÇÃO CELULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!