SIMULAÇÃO E ANÁLISE COMPUTACIONAL DOS EFEITOS CAUSADOS PELAS LENTES GRAVITACIONAIS (TEORIA DAS CORDAS CÓSMICAS)

2238 palavras 9 páginas
SIMULAÇÃO E ANÁLISE COMPUTACIONAL DOS EFEITOS CAUSADOS PELAS LENTES GRAVITACIONAIS (TEORIA DAS CORDAS CÓSMICAS)

Diante dos constantes estudos da teoria das cordas cósmicas devidos a algumas características ainda não confirmadas, este projeto visa simular computacionalmente o comportamento de partículas ao redor das cordas, onde há um espaço-tempo cônico. Com isso esperamos facilitar estudos mais aprofundados. Universidade Federal do ABC. Área: Ciências exatas e da terra.

São Bernardo do Campo
2013
Resumo:
A teoria da corda cósmica prevê estruturas lineares de alta energia que interagem de forma única com partículas e ondas no espaço. Algumas duplicações e truncamentos de imagens só são explicados se considerarmos tais estruturas e verificarmos os efeitos causados por elas. Por outro lado, a teoria possui alguns pontos que normalmente não são considerados, pois poderiam gerar conflitos com outros conceitos. Um ponto que deve ser desconsiderado é a presença de uma singularidade nua, o que contradiz o princípio da censura cósmica. Ele sugere que não existem tais estruturas sem horizontes de evento, ou seja, as singularidades que vêm de soluções das equações de campo de Einstein necessariamente possuem um horizonte de eventos que impossibilita o retorno de qualquer coisa que o ultrapasse. Este é um princípio físico que causa instabilidade na teoria. O presente projeto tem como foco estudar imagens de galáxias presentes no espaço-tempo cônico ao redor de uma corda cósmica. Iremos simular computacionalmente as alterações de trajetória e duplicações de raios de luz, além dos truncamentos causados em imagens de galáxias a fim de verificar como a corda interfere na formação de imagens cósmicas e como se comportam os espaço-tempos cônicos ao redor das mesmas.

Introdução
Diversas observações e efeitos cósmicos resultaram na busca de uma teoria que pudesse explicar comportamentos tão inesperados, incluindo, por exemplo, imagens

Relacionados