Simulação em ciencias sociais

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
a
Simulação nas Ciências Sociais

A simulação é de grande importância para os cientistas sociais e comportamentais. O termo aparece frequentemente em uma ampla variedade da literatura das ciências sociais e em relatórios de experimentos das ciências sociais. Anteriormente, o texto era usado exclusivamente em discursos das várias ramificações da engenharia. Recentemente, entretanto, o uso dotermo de mais métodos explícitos mostraram que houve uma ampliação para as ciências militares, industriais, econômicas, psicológicas, políticas e sociológicas.

O atual emprego da simulação em ciências sociais é relacionado ao desenvolvimento da análise de sistemas, ao estudo da psicologia social de grupos, ao uso de modelos mais formais, ao emprego de várias técnicas matemáticas e na avaliação dedispositivos eletrônicos de alta velocidade. Simulação como estudo de sistema através da construção e operação de modelos, tem seguido o uso de diferentes mas próximas técnicas relacionadas nas ciências sociais. Este ensaio discutirá o significado, os tipos, usos, valores e problemas da simulação como uma ferramenta de pesquisa, treino e ensino nas ciências sociais.

1. O que é simulação

Otermo simulação foi usado em uma grande variedade de diferentes mas relacionados sentidos. Como outros termos atualmente usados na literatura das ciências sociais, ela teve seu significado técnico e dois ou mais significados populares. No uso popular, o termo as vezes refere-se ao pressuposto de algo que se mostra sem a realidade. Por exemplo, a luz elétrica pode ser denominada como a luz do solsimulada. Ela possui muitas das propriedades da luz do sol, mas na realidade não é a luz do sol.

Dicionário de Termos Científicos – Hipótese de características e estruturas que os insetos usavam para enganar os inimigos, como forma de folhas ou de galhos.

Mas nas ciências sociais o termo é usado sem a conotação de enganar.

A simulação não é um instrumento novo. No sentido amplo dapalavra simulação, o homem já simulava objetos desde o primeiro desenho nas cavernas e a primeira escultura em troncos e pedras.

Qualquer construção de um modelo seja simbólico ou físico pode ser denominado simulação.

Leonardo Da Vinci, simulava à medida que tentava reproduzir por palavras, pedras ou telas suas concepções dos vários aspectos da vida e dos objetos.

A simulação usa modelosfísicos para projetar objetos reais ou ferramentas. A construção desse modelo permite ao projetista testar diretamente os aspectos específicos do real objeto a ser construído, através de uma réplica, para assim evitar erros e gastos.

Mas o interesse aqui no uso da simulação é o treinamento e o ensino. A simulação como uma técnicca de ciências sociais representa alguns aspectos do processo socialou psicológico. Refere-se à construção de um modelo operacional que replica e manipula variáveis e suas interrelações.

2. SIMULACAO SAO MODELOS

Um modelo de alguma coisa, é uma representação de um objeto, físico, um organismo vivo ou um sistema social. É projetado para incorporar ou reproduzir as características do objeto real que o pesquisador estuda.

O termo modelo é usado aqui comouma ferramenta científica.

Para desenvolver um modelo é preciso retirar da realidade os componentes e as relações que hipoteticamente cruciais para serem modeladas. E esses aspectos essenciais depende da proposta para qual o modelo está sendo construído, mesmo em escala menor.

O importante é que os componentes e as variáveis investigadas através do modelo possam ser comparáveis aocomportamento do sistema real.

Até recentemente todas as análises nas ciências sociais eram verbais, esquemática ou ilustradas. Economistas e sociólogos usam esses modelos para demonstrar fluxos, demandas e suprimentos.

Na construção de modelos matemáticos as propriedades dos objetos reais e dos sistemas são abstraídos pela mensuração e expressos em um conjunto de equações matemáticas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • simulação de um relatorio social
  • Ciencias naturais e ciencias sociais
  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!