Simulação de Circuitos Elétricos No MATLAB

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Instituto de Sistemas Elétricos e Energia – ISEE


Enio Alves Lacerda
Tomás Andrade da Cunha Dias




Simulação de Circuitos Elétricos No MATLAB







Itajubá, 31 de outubro de 2014
Resumo
Este trabalho apresenta o relato da aula prática de Eletrotécnica Geral II sobre as plataformas MATLAB e Simulink, bem como a utilização destespara a modelagem e simulação de circuitos elétricos. O objetivo é a compreensão do funcionamento das plataformas citadas anteriormente e a aplicação destes programas para a engenharia, sobretudo para circuitos elétricos.

Palavras-chaves: MATLAB. Simulink. Circuitos elétricos



















Sumário
1. Introdução 4
1.1. MATLAB 4
1.2. Simulink 4
2. Desenvolvimento 5
1.2.
2.1. Objetivo 5
1.
2.
2.1.
2.2. Procedimentos Experimentais 5
1.
2.
2.1.
2.2.
2.3. Resultados 6
3.
4.
4.1.
4.2.
2. Conclusões 7
Bibliografia Recomendada 8





















1. Introdução

1.1. MATLAB®
O MATLAB (do inglês Matrix Laboratory) é um software interativo desenvolvido pela empresa norte americana MathWorks®. Este programa sedestina a cálculos numéricos e gráficos científicos. Sua principal aplicação está no calculo matricial, como por exemplo, resolução de sistemas lineares. Além disso, muitas funções muito utilizadas já se encontram internamente implantadas, de modo que não há a necessidade de se construir muitas coisas.
Outros pontos importantes do MATLAB são a criação e manipulação de gráficos científicos e aprobabilidade de extensão por meio de pacotes comerciais ou aqueles escritos pelo próprio usuário.
O que torna o MATLAB mais acessível é o fato de ser um programa mais simples de aprender do que as linguagens científicas como o C ou Fortran. Entretanto, quando mais complexa as rotinas e funções de sua biblioteca, pior o desempenho comparado à equivalente em C e/ou Fortran.
1.2. Simulink®
O Simulink® éum sistema de diagramas de blocos para vários domínios de simulação e Model-Based Design. É utilizado para modelar, simular e analisar sistemas dinâmicos. Suporta sistemas lineares e não lineares em tempo contínuo ou discreto, e ainda com uma mistura de ambos.
Para modelar, o Simulink apresenta uma interface gráfica com o utilizador, para construir um modelo com diagramas de blocos, apenasclicando e arrastando os blocos necessários. Com essa interface, o sistema é representado da mesma forma como em livros. O Simulink apresenta uma ampla biblioteca de blocos pré-definidos, podendo ainda o usuário personalizar e construir os seus próprios.
Depois de construído o modelo, este pode ser simulado. Alguns blocos permitem ver os resultados durante a simulação. Além disso, ainda permite umamudança de parâmetros e observação dos novos resultados. Os resultados das simulações podem ser enviadas para o MATLAB, para visualização e utilização posterior.
O MATLAB permite a utilização, pelo Simulink, de muitas outras ferramentas, sendo por isso que ambos são integrados.



2. Desenvolvimento



2.1. Objetivo
As aulas práticas de Eletrotécnica Geral II tiveram como objetivo aapresentação da plataforma MATLAB e a utilização do Simulink para a simulação e análise de circuitos elétricos

2.2. Procedimentos Experimentais
Utilizando-se da biblioteca SimpowerSystem, que apresenta elementos básicos para a definição de circuitos elétricos, do Simulink, montou-se o circuito elétrico trifásico apresentado na figura abaixo:

Figura 1: Circuito Elétrico na plataforma SimulinkApós a montagem do circuito apresentado, definiu-se os parâmetros para cada um dos blocos da seguinte forma:
O bloco Three-Phase Source, que representa uma fonte de tensão trifásica, apresenta uma tensão de linha, frequência, indutância e ângulo da fase A igual a, respectivamente, 116 [kV], 26,5 [mH],60 [Hz] e 0º;
A Three-Phrase Series RLC Branch, equivale-se a uma impedância de linha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuito eletrico no matlab
  • PROTEUS, UM PODERESO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS/ELÉTRICOS
  • SIMULAÇÃO NO MATLAB
  • Simulação de circuitos
  • Modelagem e Simulação de um Circuito Elétrico: Um Caso Especial com Constante de Tempo Negativa
  • Simulação no matlab de um sistema de comunicação
  • circuito eletrico
  • Circuitos eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!