Simulação Projeto Circuitos Eletrônicos ORCAD

570 palavras 3 páginas
SIMULAÇÃO E PROJETO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Prof. José Antonio Lambert

Cuiabá, AGOSTO/2010
OrCAD-Pspice Release 10.5

1. Introdução:

O OrCAD 10.5 é um programa cuja utilização apresenta um grau de complexidade maior do que o Multisim 2001, pois há a necessidade de se atribuir alguns parâmetros ao circuito desnecessários no Multisim 2001.

Por este motivo, o OrCAD 10.5 é um programa de maior confiabilidade, pois com a configuração de tais parâmetros pode-se obter uma análise mais próxima possível do real. O OrCad-Pspice é um programa de computador que pode ser utilizado para analisar a operação de um circuito eletrônico contendo uma variedade de componentes, através de especificações do usuário para os parâmetros dos modelos pré-existentes.

As vantagens de se efetuar a simulação computacional de um circuito eletrônico são: verificar a funcionamento do circuito eletrônico proposto, antes de ir para a bancada; dimensionar previamente os componentes eletrônicos a serem comprados (adquiridos); verificar os dados obtidos na simulação e experimental, confirmando a validade do circuito eletrônico proposto.

Como desvantagens a simulação no PSPICE não permite:

simular em malha fechada; variar gradativamente os valores de resistência; alguns componentes na têm ainda na biblioteca e/ou não possuem o modelo matemático.

2. Iniciando o Programa:
Entrar no programa obedecendo a seguinte seqüência:

Menu IniciarProgramasOrCAD Release 10.5Capture CIS Inicio de uma Sessão do Capture

Toda sessão iniciada apresenta um menu principal e uma janela de registro, onde é informado ao usuário, todas as ações realizadas durante aquela sessão. As barras de ferramentas e de status também compõem o ambiente inicial.

Quando você abre o programa CAPTURE, esta tela (Session Log) pode aparecer minimizada ou maximizada, como mostra a tela abaixo:

Figura 1 – Tela inicial do CAPTURE-CIS

Relacionados