Simudos correios

992 palavras 4 páginas
SIMULADO DOS CORREIOS Nº01

( DATA PARA REALIZAÇÃO : ______/________/___________ TEMPO:

NOME:_______________________________________________

Língua Portuguesa
A Casa Materna
É sempre quieta a casa materna, mesmo aos domingos, quando as mãos filiais se pousam sobre a mesa farta do almoço, repetindo uma antiga imagem. Há um tradicional silêncio em suas salas e um dolorido repouso em suas poltronas. O encerado, sobre o qual escorrega o fantasma da cachorrinha preta, guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras. As coisas vivem como em prece, nos mesmos lugares onde se situaram as mãos maternas quando eram moças e lisas. Rostos, irmãos se olham dos , a se amarem e compreenderem mudamente. O piano fechado, com longa tira de sobre as teclas, repete ainda passadas valsas, de quando as mãos maternas careciam sonhar.
A imagem paterna persiste no interior da casa materna.
Seu violão dorme encostado junto à vitrola. Seu corpo como que se marca ainda na velha poltrona da sala e como se pode ouvir ainda o brando ronco de sua sesta dominical. Ausente para sempre da casa materna, a figura paterna parece mergulhála docemente na eternidade,enquanto as mãos maternas se fazem mais lentas e as mãos filiais mais unidas em torno à grande mesa, onde já agora vibram também vozes infantis.
Vinícius de Moraes, Para viver um grande amor
1. Qual a alternativa que completa, correta e respectivamente, os espaços em branco do texto?
a) açoalho / portas-retratos / franela
b) assoálio / porta-retratos / flanela
c) açoálio / porta-retrato / fanela
d) assoalho / porta-retratos / flanela
e) assoalho / portas-retratos / franela
2. Em “... guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras” (primeiro parágrafo), a palavra que substitui o termo em destaque, sem alterar o sentido da frase, é
a) emoções.
b) épocas.
c) salas.
d) imagens.
e) vontades.
3. Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação dos

Relacionados