simonenovo

515 palavras 3 páginas
1) Como podemos saber a existência da motivação.

É o impulso interno que leva à ação. A motivação fundamenta-se no princípio do hedonismo, que afirma que os indivíduos buscam o prazer e afastam-se do sofrimento (teoria desenvolvida pelos behavioristas).
Os cognitivistas, ao contrário dos behavioristas, acreditam que os indivíduos possuem valores, opiniões e expectativas em relação ao mundo que os rodeia e que assim também são direcionados em seus comportamentos, só que desta vez, baseados nas representações internas. Isto é, os indivíduos possuem representações internalizadas do seu ambiente que envolvem os processos de percepção, pensamento, e aprendizagem.
De acordo com estas representações os indivíduos formam objetivos e lutam para atingi-los.

2) Toda situação geradora de impulso, produz impulso. Verdadeiro ou Falso.

Verdadeiro. Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação. Assim, necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida. Exemplo desse tipo de motivação é a fome; impulso primário: a necessidade de alimento gera a fome que exige uma solução através do comportamento comer. As primeiras teorias da motivação consideram a ação humana como movida por forças interiores que desencadeiam reações automáticas (instintos) ou que geram uma tensão interna que precisa ser descarregada (pulsões).

3) Como podemos inferir sobre a existência da motivação.
O conceito de motivação é abordado de maneiras muito diferentes e, muitas vezes, contraditórias. A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as ações. Os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos, nossas ações mais importantes.
“Os teóricos da escola humanista defendiam que todo comportamento humano é motivado. E a motivação seria uma tensão que levaria o indivíduo a se comportar de forma a satisfazer uma ou mais

Relacionados