simbolos nacionais

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 Bandeira do Brasil
A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pelo art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.Sua atual versão possui suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro de 19 denovembro de 1889 (data em que foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7 por 10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, Ordem e Progresso, em letras maiúsculas verdes, além de vinte e sete estrelas brancas, cada uma representando uma unidade da federação.Selo Nacional
O Selo Nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece a Lei 5 700, de 1º de setembro de 1971 e a Constituição Federal em seu artigo 13, parágrafo segundo. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Brasão de Armas.
Foi criado através do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, eatende às seguintes especificações:
É formado por um círculo representando uma esfera celeste, idêntica à da bandeira nacional, tendo em volta as palavras "República Federativa do Brasil".


Brasão Nacional
As armas nacionais são um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolosda República são a bandeira nacional, o hino nacional e o selo nacional. O Brasão de Armas do Brasil foi idealizado pelo engenheiro Artur Zauer e desenhado por Luís Gruder sob encomenda própria do presidente Manuel Deodoro da Fonseca.
Segundo a Lei 5.700, de 1.º de setembro de 1971, as armas nacionais são as instituídas pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1889, com a alteração feita pela lei5.443, de 28 de maio de 1968 e pela Lei 8.421, de 11 de maio de 1992. As armas nacionais, ou brasão nacional, compõe também a Faixa Presidencial, na parte frontal da mesma

Hino Nacional
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas,De um povo heróico o brado retumbante,E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,Brilhou no céu da pátria nesse instante.Se o penhor dessaigualdade.Conseguimos conquistar com braço forte,Em teu seio, ó liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!Ó pátria amada,Idolatrada,Salve! Salve!Brasil, um sonho intenso, um raio vívido.De amor e de esperança à terra desce,Se em teu formoso céu, risonho e límpido,A imagem do cruzeiro resplandece.Gigante pela própria natureza,És belo, és forte, impávido colosso,E o teu futuro espelha essagrandeza.Terra adorada,Entre outras mil,És tu, brasil,Ó pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada,Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,Ao som do mar e à luz do céu profundo,Fulguras, ó Brasil, florão da América,Iluminado ao sol do novo mundo!Do que a terra mais garrida.Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;"Nossos bosques têm mais vida","Nossa vida" no teu seio "maisamores".Ó pátria amada,Idolatrada,Salve! Salve!Brasil, de amor eterno seja símbolo.O lábaro que ostentas estrelado,E diga o verde-louro dessa flâmula- Paz no futuro e glória no passado.Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte.Terra adorada.Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó pátria amada!filhos deste solo és mãe gentil,Pátriaamada,Brasil!




Hino da bandeira
Salve lindo pendão da esperança!Salve símbolo augusto da paz!Tua nobre presença à lembrança,A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra,em nosso peito juvenil,Querido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas,Este céu de puríssimo azul,A verdura sem par destas matas,E o esplendor do Cruzeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • simbolos nacionais
  • Simbolos Nacionais
  • Símbolos Nacionais
  • simbolos nacionais
  • símbolos nacionais
  • Simbolos Nacionais
  • Símbolos Nacionais
  • simbolos nacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!