Simbologia Médica

Páginas: 23 (5567 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

Os símbolos têm funcionado como linguagem universal, a qual se estabeleceu muito antes dos de todos os códigos próprios de cada idioma, funcionam como um instrumento, isto é, como chave secreta, para desvendar conceitos antigos do pensamento humano. Um símbolo nos remete a pensar em alguma coisa por ele implicada.
Entre outras acepções, para o lexicógrafo Aurélio Buarque deHolanda, o vocábulo símbolo, derivado do grego symbolon significa: “aquilo que, por um princípio de analogia, representa ou substitui determinada coisa; aquilo que tem valor evocativo, mágico ou místico, ou ideia consciente que representa e encerra a significação de outra inconsciente”.
São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. Dealguma forma eles são uma linguagem cifrada das aspirações e dos ideais humanos. Por isso mesmo existem desde tempos imemoráveis e continuarão existindo. São tão importantes para a vida e a cultura dos povos que hoje a semiótica (semeion = sinal) – ciência que estuda os significados da linguagem e dos símbolos é muitíssimo conceituada.
A medicina, como ciência antiga, traz em si muitos símbolosentranhados, cujo conhecimento é meritório para todos os profissionais da área da saúde, não obstante aqueles que desconheçam seu significado ou os reconheça inadequadamente.







1 MEDICINA ANTIGA

1.1 Medicina egípcia

Após milênios de um progresso ascendente gradual, que pode ser rastreada nos registros da idade da pedra, a civilização egípcia desenvolve-se às margens do Rio Nilo comouma civilização completa e altamente especializada. De especial interesse nesta região, tem-se o fato de que um dos nomes mais conhecidos deste período mais antigo é o de um médico-guia, filósofo e amigo do faraó, um homem em uma posição de grande confiança e importância conhecido como Imhoep. Saindo-se do Cairo, para subir o Nilo, vê-se à direita no deserto atrás de Memphis uma pirâmide comterraço 190 pés de altura, "a primeira grande estrutura de pedra conhecida na história." É a Pirâmide de Djoser século XXVII a.C, também chamada pirâmide escalonada ou dos degraus, a primeira de uma longa série com a qual a monarquia egípcia procurou adornar "a vinda em massa da morte." O design desta é atribuída a Imhotep, a primeira figura de um médico para se destacar claramente das névoas daantiguidade.
Imhotep, viveu no Egito antigo entre (2700-2670 a.C), o significado do seu nome é: "aquele que vem em Paz”. Foi também, administrador, teólogo, escritor, astrônomo e arquiteto e é um exemplo do culto da personalidade. Aproximadamente 100 anos após a sua morte, foi considerado como um semideus médico. Conjuntamente Amenhotep, foi os únicos egípcios mortais que alcançaram o estatuto dedeuses. Foi também associado com Thoth, Deus da sabedoria, da escrita e da aprendizagem. Patrono dos médicos, no Egito, endeusado na época e invocado nas orações, ele foi adorado pelos gregos como Asclépio e pelos romanos como Esculápio. Imhotep viveu durante a Terceira Dinastia no corte do Faraó Zoser e morreu cerca 2500 anos antes do nascimento de Hipócrates. Essa personalidade escreveu textosmédicos e a ele é creditada por muitos a autoria do papiro de Edwin Smith, a única cópia de parte de um antigo livro egípcio sobre trauma da cirurgia. Considerado o mais antigo escrito de literatura médica, e é o mais remoto documento cirúrgico do mundo. Esse papiro é composto por 48 casos clínicos, descritos sistematicamente, iniciando pela cabeça e descendo pelo tórax e pela espinha, onde o documentoé interrompido. Cada caso apresenta um título, descrição clínica do caso, diagnóstico e um glossário que busca esclarecer os termos técnicos. Além disso, cada caso é classificado de acordo com uma escala de severidade de três pontos: "um mal que irei tratar"; "um mal que irei combater"; e "um mal que não deve ser tratado". È considerado pelos grandes professores das ciências médicas ocidentais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simbologia
  • Simbologia
  • simbologia
  • Simbologia
  • Simbologia
  • Simbologia
  • Simbologia
  • Simbologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!