SIMBOLISMO NA ARQUITEUTA

477 palavras 2 páginas
SIMBOLISMO NA ARQUITETURA

ANDRÉ GIOVANNI BOSCARDIM D´STEFANI ALVES FERRO
RA:00173160

TOLEDO – PARANÁ
2015

O que é simbolismo

Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiram na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas.

Características: - Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; - Caráter individualista; - Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo; - Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;

-A arte e vislumbrada num signo ou imaginada ,

- A pintura não tem funçao tradicional e se torna um instrumento de pesquisa da mente humana

- Antecipa a concepção realista do sonho

O simbolismo apareceu em pinturas obras ,teatro,musica e outras coisas também, o simbolismo pode ser notado em várias coisas como em pirâmides, pinturas e ate na construção das igrejas góticas , sempre tendo um caráter simbólico representando algo como as pinturas sacras , que sabemos como seriam através de nossa mente pois acreditamos que sejam realmente daquelas maneiras as pinturas como por exemplo a figura de jesus ou em várias outras como por exemplo a representação do juízo final , mas também aparece em esculturas como as pirâmides em forma de esfinge ou com a cara da Cleópatra e etc.
Vitrais também tem seu valor simbólico pois sempre simbolizam algo ou tem um valor simbólico por representar alguma imagem .
A filosofia feng shui aplicada na arquitetura atrai boa sorte para a família ou residentes da casa .
Construções que usam do simbolismo:

Ren - Peoples Building
As estruturas imensas que emergem do solo e da água e formam um edifício monumental de formas arrojadas tem aparência que sugere o

Relacionados