Simbolismo Em Arquitetura Religiosa

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2015





Juliano Garcia de Souza
Rafael Ricardo Oliveira Prado
Renato de Sousa Rodriguez










Simbolismo na Arquitetura Religiosa








Juliano Garcia de Souza
Rafael Ricardo Oliveira Prado
Renato de Sousa Rodriguez






Simbolismo na Arquitetura Religiosa











SUMÁRIO

















RESUMO

A palavra religião vemdo latim, religare, e tem como significado original o verbo religar. É comum em diversas culturas a edificação de locais sagrados voltados exclusivamente às práticas religiosas, chama-se genericamente essas construções de templo. Culturas diferentes dão nomes diferentes aos seus templos. Essas construções incorporam em sua arquitetura, elementos de cunho simbólico com o fim de transmitir algumamensagem que possa ser interpretada por aqueles que conhecem as tradições religiosas de tal lugar.
Esse relatório tem como objetivo apresentar conceitos e exemplos do uso de figuras simbólicas em arquitetura religiosa.

Palavras Chave: Simbolismo, Arquitetura e Religiosa











1. INTRODUÇÃO.
O símbolo representa apenas uma fração do sentido em arquitetura. Como estratégiasemiótica, não raro, é descrito como processo comunicativo por excelência, uma vez que dirige o olhar do receptor para a certeza.
A linguagem simbólica é um recurso que dá forma a leis, normas, hábitos, valores e culturas, crenças , ideias, abstratos. Este signo abstrato é uma das bases da cultura humana, que não pode ser lida ou reescrita a não ser sobre as bases da tradição
A religião por outrolado, encontra no símbolo também um recurso perfeitamente adequado para expressar suas ideias e ideais, pois é uma estratégia de semiótica que permite aludir a ideias imateriais.
“A Semiótica é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ambos os termos são derivados da palavra grega σημεῖον(sēmeion), que significa "signo", havendo, desde a antiguidade, uma disciplina médica chamada de "semiologia" que é o sinônimo de Semiótica, a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos de significação e foi usada pela primeira vez em Inglês por Henry Stubbes (1670), em um sentido muito preciso, para indicar o ramo da ciência médica dedicado ao estudo da interpretação de sinais. JohnLocke usou os termos "semeiotike" e "semeiotics" no livro 4, capítulo 21 do Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690).” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica)
Para que se possa entender a definição de símbolo primeiro é necessário conhecer a definição de signo. Qualquer caractere, forma ou representação visual é em potencial um signo. Os signos servem com a finalidade de expressar umsentido. O sentido é uma acrescentarão sútil ao signo e suas lacunas em um processo complexo que envolve percepção e cognação, entrelaçando sujeito e objeto na interpretação de um significado. Etimologicamente a palavra significar vem do latim significare, “mostrar por sinais”, e de signum, “sinal”, mais a raiz de facere, “fazer”. Portanto signo pode ser um sinal que leva à alusão de um conceitopré-determinado ou a criação de um novo sentido.
A definição de Carl Gustav Jung para símbolo é de um signo que carrega consigo significados outros que não o seu primeiro imediato. O símbolo se torna um signo com um valor de interpretação ampliado permitindo por meio do conhecimento dos valores do significado de tal símbolo a expressão de uma mensagem de maior amplitude.
O significado não pertence nemao símbolo nem ao sujeito, e sim, está entre ambos, pendendo para o sujeito ou para o símbolo dependendo da situação.




2. O SÍMBOLO NA ARQUITETURA RELIGIOSA.
A arquitetura é a utilização lógica do espaço construído para atingir determinado fim. Em se tratando de arquitetura religiosa pode-se afirmar que a finalidade arquitetônica está ligada à mensagem religiosa da tradição em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura religiosa
  • Arquitetura religiosa
  • Arquitetura religiosa
  • arquitetura religiosa
  • Arquitetura religiosa
  • ARQUITETURA RELIGIOSA
  • Arquitetura religiosa
  • Arquitetura religiosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!