Simbala Tônica

447 palavras 2 páginas
Definição

Nuvem é um aglomerado de partículas de água (no formato de vapor de água condensado) ou gelo que se forma na atmosfera terrestre. São visíveis e podem ter cores variadas (do branco ao cinza escuro). Quanto mais escuras, mais carregadas de vapor de água elas estão. As formas variam de acordo com a velocidade do vento e a quantidade de água que possuem.
Formação
As nuvens são formadas a partir da evaporação da água de rios, mares, lagos, piscinas e até mesmo do corpo humano (através da transpiração). O vapor de água se condensa e forma a nuvem.
As chuvas
Quando as nuvens ficam muito carregadas de água e atingem altitudes elevadas, diminuindo assim a temperatura, ocorrem as chuvas.
Tipos de nuvens
Existem vários tipos de nuvens. Os mais comuns são: cirrus (formato delicado e sedoso), stratus (nuvens baixas de cor cinza) e cumolonimbus (grandes e cinzas, possuem grande quantidade de água, nuvens de trovoadas).

Pode beber água da chuva?
Pode, mas não é a opção mais saudável. Como as gotinhas se formam na atmosfera, elas captam todos os gases que estão ao redor, até mesmo os que formam poluição como amônio (decomposição de matéria orgânica), espécies de nitrato, sulfato e ácidos orgânicos emitidos pela queima de combustíveis.
Além disso, a água traz consigo poeira e fuligem (fumaça preta) que encontra pelo caminho ao cair. Mas esse tipo de chuva é mais comum em cidades grandes, como São Paulo. No campo, em geral, é rica em cálcio e potássio que vêm da evaporação do solo. Já onde há praia, tem sódio, que evapora com o sal do mar.
Beber chuva não faz mal para o sistema digestivo, mesmo que seja da cidade. Em geral, os elementos poluentes prejudicam mais se forem inalados, atacando o sistema respiratório. O maior perigo é a forma como a água é coletada. Se passar pelo telhado, por exemplo, pode trazer fezes de pássaros e demais sujeiras que estiverem por lá.
Por isso, a água do filtro é muito mais confiável. Além de passar por estação de tratamento, que a

Relacionados