simbólica

Páginas: 15 (3533 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Porque Utilizar Símbolos?
3.1. Como Meio de Comunicação
Como meio de comunicação, os símbolos podem apresentar-se na forma de Livros de Comunicação, Auxiliares de Comunicação, rótulos e etiquetas, auxiliares de opção.

Por exemplo, um senhor que sofreu uma doença súbita recorreu a um Livro de Comunicação para o ajudar a dizer palavras que não recordava o significado correcto.Bastava-lhe apontar para o símbolo correspondente que, por sua vez, trazia um pequeno texto explicativo para o seu receptor poder ler. Com este livro, podia comunicar sem dificuldade.



3.2. Como Fonte de Informação

Nas Instituições de Adultos (centros de dia, lares, residências), os símbolos são utilizados para indicar informações do dia-a-dia: ementas, horários, lembretes, etiquetas,planos de actividades, listas de compras, indicações de percursos.

Em empresas e organizações, os símbolos podem ser igualmente úteis para comunicar informações importantes a todos os membros ou trabalhadores.







As pessoas que estiverem a vender bandeiras e panfletos devem dirigir-se às caravanas da organização às 11.00 h.





Existem várias formas de utilizar ossímbolos como fonte de informação:

§ Ilustrar um texto informativo de grandes dimensões com um ou dois símbolos que ajudem a sugerir o significado da mensagem.

§ Utilizar símbolos para ilustrar todas as palavras-chave do texto, de maneira a que os leitores adivinhem o seu significado.

§ Atribuir um símbolo a cada palavra da mensagem, quando exista uma grandefamiliaridade com a utilização de símbolos.



3.3. Como Forma de Escrever
Cada vez mais, os utilizadores de símbolos podem “escrever”. O software de símbolos permite ditar a um tutor que escreve no computador, ou seleccionar símbolos a partir de um conjunto predeterminado numa grelha.

Esta segunda opção dispensa um tutor, no entanto, o vocabulário disponível é mais restrito. Em ambas ashipóteses, o utilizador pode voltar a ler o que “escreveu” e sentir-se, deste modo, mais confiante e seguro relativamente aos documentos produzidos.

Os alunos que não conseguem escrever textos nem usar o teclado, podem seleccionar símbolos dentro de uma sequência. Desta forma, é possível “escreverem” diversos materiais como cartas, listas, etc.



Existem três maneiras de auxiliar estesalunos a criarem os seus próprios materiais escritos:

§ Grelha ou “janela de envio” no ecrã

§ Teclados de conceitos

§ Tutor





3.3.1. Grelha ou “Janela de Envio” no Ecrã
O Escrita Com Símbolos permite utilizar uma ou mais listas ou frases de símbolos no documento que se pretende escrever. O conteúdo da “janela de envio” pode ser adicionado oucorrigido muito facilmente e o utilizador pode introduzir novas palavras ou ideias, à medida das suas necessidades.

A desvantagem da “janela de envio” é o facto de ocupar grande parte do campo visual disponível, o que limita o número de símbolos visíveis no ecrã. No entanto, como as janelas são electrónicas, a janela visível pode ser alterada ou substituída por outra, bastando seleccionar uma célulada grelha.

Esta é a forma mais flexível de escrever através da escolha de símbolos. O programa permite ainda utilizar o teclado normal simultaneamente com a “janela de envio”.




3.3.2. Teclados de Conceitos
Um teclado de conceitos pode ser utilizado ao mesmo tempo que um teclado convencional e contém células que podem ser programadas com mensagens de texto e/ou imagem. Estassão enviadas para o computador quando a lâmina é pressionada.

A sua vantagem reside no facto de os símbolos e as células serem grandes, permitindo o acesso de utilizadores que não consigam manipular o teclado normal, o rato ou um interruptor.

Pode ser também um excelente ponto de partida para auxiliar pessoas com dificuldades na escrita.



Por exemplo, a Daniela é uma criança com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência simbólica
  • Lógica Simbólica
  • Função simbólica
  • ECONOMIA E SIMBOLICA
  • alva e simbolica
  • antropologia simbolica
  • A lei simbolica
  • logica simbolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!