Silemar_Silva

4511 palavras 19 páginas
Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP
Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão
Tubarão, de 7 a 11 de maio de 2012

OS CONTEÚDOS DE ARTE E SUA PROCEDÊNCIA
Denise Velho da Silva1
Isaura Cauduro2
Silemar Maria de Medeiros da Silva3

RESUMO: Texto escrito para o IV SIMFOP - UNISUL, no qual foi apresentada a pesquisa – em andamento realizada pelo Arte na Escola/Polo UNESC que discute Os conteúdos de arte e sua procedência e tem como problema: quais as fontes utilizadas pelos professores na seleção de conteúdos de Arte a serem ensinados nos seus espaços escolares e as possíveis relações dessas fontes com as ações de formação do Polo? Contemplando ainda, um relato de experiência vivenciado pela professora pesquisadora do Arte na Escola, momento em que ela acrescenta em sua prática discussões evidenciadas nos encontros dos grupos de pesquisa e nos grupos de estudo que são oferecidos pelo Polo, no exercício da formação continuada de professores de artes de Criciúma e região.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino da Arte; Conteúdo; Pesquisa; Formação Continuada.

Problematizando, fazendo perguntas sobre nossas práticas, podemos abrir uma fenda para romper com a lógica do reconhecimento daquilo que já sabemos, nos movendo a um processo de cognição impulsionador da construção de outros modos de fazerse professor. (MARTINS & PICOSQUE, 2010, p.186)

O presente texto, apresentado no IV SIMFOP4, parte do projeto de pesquisa intitulado
Os conteúdos de Arte e sua procedência, aprovado no edital 01/2011, pelo Instituto Arte na
Escola. O principal objetivo do projeto é melhor qualificar os trabalhos dos professores de
Arte das escolas públicas, no exercício de estreitar as relações do Polo com as escolas de ensino básico da região. O trabalho do Polo vem acontecendo na perspectiva da ampliação do repertório artístico cultural dos professores de arte.
Trata-se de uma investigação que parte do problema: quais as fontes utilizadas pelos

Relacionados